Após os furações Harvey, Irma e Maria, que causaram grandes danos e fizeram muitas vítimas entre mortos e feridos nos EUA, a gigante Apple está sendo pressionada por órgãos do país para habilitar a função de rádio FM nos iPhones. A cobrança está partindo da Associação Nacional de Transmissores (NAB, na sigla em inglês), e da Comissão Federal de Comunicações (FCC, uma espécie de Anatel americana).
A Apple é o único grande fabricante de telefones que não ativou os chips, segundo o presidente da Comissão, Ajit Pai. “É hora de a Apple colocar a segurança do povo norte-americano em primeiro”, afirma Pai. “Espero que a empresa reconsidere sua posição, tendo em vista a devastação causada pelos furacões Harvey, Irma e Maria.”
Os órgãos de fiscalização têm sustentado o argumento de que essa adaptação é necessária, uma vez que, o alcance das rádios é bem maior do que o das redes de celular. O que, sem dúvida, seria bastante útil em catástrofes naturais, inclusive, podendo ajudar a salvar muitas vidas.
“Emissoras têm providenciado informações sobre como evacuar rapidamente, onde as enchentes estão se formando, como sair do caminho caso haja um tornado ou furacão”, disse Dennis Wharton, porta-voz da NAB, em entrevista à agência de notícias Bloomberg. “A noção de que a Apple ou quem quer que seja estaria bloqueando esse tipo de informação é algo que achamos preocupante.”
Em nota, a gigante afirmou que “se preocupa profundamente” com a segurança dos usuários. Porém, segundo a companhia, os iPhones 7 e 8 “não têm chips de rádio FM e nem têm antenas desenhadas para suportar sinais FM”. Por isso o pedido dos órgãos não pode ser atendido.
Fonte: Portal Making Of.