O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realizou nesta sexta-feira (23), em São Paulo, um mutirão para migração de 36 emissoras AM para FM. No evento, foram assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas dessas emissoras que operam no estado de São Paulo. O ministro Gilberto Kassab e a secretária de Radiodifusão, Vanda Nogueira, participaram da cerimônia, que foi realizada às 10h no Palácio dos Bandeirantes.
É o sexto mutirão que o MCTIC realiza no país para migração de rádios AM para FM. De um total de 1.781 emissoras AM, quase 1.500 solicitaram a migração. Nesta primeira etapa, cerca de 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, que vai liberar espaço para todas as rádios que desejem fazer a mudança. O objetivo do governo federal é finalizar a primeira etapa da migração ainda em 2017.
A mudança é uma reinvindicação das emissoras, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.
Serviço
Evento: Mutirão de migração de rádios AM para FM em São Paulo
Data: 23 de junho de 2017, às 10h
Local: Palácio dos Bandeirantes
Cidade: São Paulo (SP)
Informações à Imprensa
(61) 2033-7515 / imprensa@mctic.gov.br
Fonte: MCTIC.