SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
20/06/2017

Rádio online já chega a 61% dos americanos

Rádio online já chega a 61% dos americanos
20/06/2017

The State of the News Media revela ainda que TV aberta segue estável, apesar de queda de revistas eletrônicas

OPew Research Center publicou na sexta-feira, 16, a segunda parte do State of the News Media 2016, um dos principais estudos sobre o mercado de conteúdo jornalístico nos Estados Unidos. A primeira, anunciada em 1º de junho, relatou dados sobre jornais e TV paga, enquanto a publicação mais recente trata de redes de televisão aberta, rádio e podcasts, com informações sobre audiência e receita.

O estudo aponta que as principais emissoras abertas com noticiário jornalístico têm mantido os níveis de audiência nos últimos anos, com um público pouco variável, para cima ou para baixo, tanto na faixa matinal como no horário nobre. Combinadas, ABC, CBS e NBC tem cerca de 13 milhões de telespectadores pela manhã e 24 milhões à noite. A exceção são as chamadas “revistas eletrônicas”, geralmente semanais, que têm apresentado queda. No ano passado, na comparação com 2015, caiu 5%, chegando a 30,7 milhões de pessoas a programação das três redes juntas. Em 2009 era de 38,8 milhões.

Em termos de receita publicitária, o estudo estima valores para os programas diários que, tanto de manhã como no horário nobre, têm apresentado crescimento. No caso dos matinais, os noticiários tiveram alta combinada de 3% em relação a ano retrasado, chegando a US$ 846,4 milhões. Quanto ao horário nobre, subiu 12%, com US$ 420,8 bilhões em 2016.

Rádio
Assim como no caso da televisão aberta, a popularidade das rádios AM e FM tem permanecido estável nos Estados Unidos no decorrer dos últimos anos. No caso deste dado, adquirido por meio da Nielsen Audio Radar, ele verifica penetração do meio (91%) e não audiência, e se refere às estações de modo geral, não só programação jornalística.

No quesito audiência de rádio streaming, ou online, a curva de adesão é crescente ano a ano. Em 2016, 53% dos americanos de 12 ou mais anos ouviram a rádio na semana da pesquisa e, no mês, 61%. Em 2007, o número correspondia respectivamente a 12% e 20%. O uso de celular para ouvir rádio no carro, seja streaming ou podcasts, também tem crescido aceleradamente. Pesquisa realizada pela Edison Research e Triton Digital nos meses de janeiro e fevereiro revela que hoje 40% dos americanos usam smartphones para conectar suas rádios preferidas no carro, enquanto há sete anos eram 6%.

Ouvintes de podcasts também vêm aumentando: hoje, 40% dos entrevistados são audiência frequente do formato, enquanto em 2006 eram 11%. Entre todos os formatos, os conteúdos preferidos são “notíciario / bate-papo / informação”, seguido por “pop contemporâneo / hits” e “contemporâneo adulto”.

O Pew Research Center se utiliza de uma série de dados, pesquisas, métricas e análises para formular anualmente o relatório State of the News Media. Entre os institutos consultados para a reunião de informações estão a Kantar e a BIA/Kelsey, além de Nielsen, Edison Research e Triton Digital.

Fonte: Meio e Mensagem.

Artigo anteriorFigueiredo propõe contribuição para que parte do Fistel seja destinado a pesquisa em TICsPróximo artigo Apagão analógico da TV aberta em Goiânia deve acontecer nesta quarta-feira

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp