Região será a primeira de Santa Catarina a contar com transmissão exclusiva de TV digital. Blumenau e Joinville vêm em seguida
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Catarinense de Rádio e Televisão (ACAERT) e a Seja Digital lançam no dia 22 de junho, às 14 horas, no Hotel Majestic, na capital, a campanha de desligamento da TV analógica na Grande Florianópolis. A partir de 31 de janeiro do ano que vem, os moradores de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes terão transmissão de tv exclusivamente digital. Esta é a primeira etapa de migração do analógico para o digital em Santa Catarina.
No dia 05 de dezembro de 2018, será a vez de Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul. Nesta fase, a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil, juntamente com as emissoras promovem várias ações diretas com o público, tirando dúvidas e ensinando a converter a televisão. Haverá ainda uma contagem regressiva para o final do sinal analógico com alertas durante a programação diária. O desligamento do sinal analógico no restante dos municípios catarinenses está previsto para 31 de dezembro de 2023.
Até o final do ano que vem, mais de 1300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Hoje, 45% dos domicílios brasileiros já recebem sinal digital de tv aberta, com imagem mais nítida, som de melhor qualidade e o fim de ruídos e interferência.
Acompanhe, abaixo, as principais informações:
– Quais regiões do país já são 100% digital?
Rio Verde (GO), Brasília e São Paulo.
– O que muda com a migração do analógico para o digital?
A programação das emissoras será a mesma e continua gratuita. Além da qualidade de som e imagem superiores, a TV Digital acaba com fantasmas, ruídos e interferências que existiam na TV analógica. A interatividade é outro aspecto inovador da TV Digital.
– Como fazer para pegar o sinal digital da tv?
De maneira geral, é preciso ter um conversor. Nos aparelhos de tv mais modernos, o conversor já vem embutido, bastando conectar direto na antena UHF.
– Preciso comprar uma televisão nova?
Não. Todas os televisores podem ser utilizados para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, seu televisor pode precisar de adaptações. Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
– Onde posso comprar o conversor?
Em lojas de eletroeletrônicos e na internet. Beneficiários do Bolsa Família receberão gratuitamente um kit da tv digital.
– Por que preciso de uma antena UHF?
Porque outros modelos de antena não captam o sinal digital de televisão. Sem uma antena UHF, os televisores não poderão exibir a programação dos canais abertos de televisão transmitidos pelo sinal digital.
– Quais são os tipos de antena indicados para captação do sinal digital?
De maneira geral, uma antena externa possui melhor recepção que uma interna. É aconselhável que se instale a recepção através de antena externa sempre que possível, por melhorar o nível de recepção do sinal de TV Digital.
– O que acontecerá quando o sinal analógico de TV for desligado em minha cidade?
Assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.
– Onde saber o cronograma de desligamento na minha cidade?
Acesse o site www.sejadigital.com.br
Fonte: ACAERT