Quando uma rádio não dá lucro, é preciso identificar quais são os obstáculos que impedem o crescimento do negócio. Em outras palavras, é preciso pensar em maneiras para tornar as inserções, na emissora, mais atraentes para futuros anunciantes. Além disso, é essencial descobrir oportunidades perdidas e começar a aproveitá-las. Assim, é possível garantir novas fontes de renda para a emissora. Conheça, neste post, quatro dicas para fazer da sua rádio um negócio mais lucrativo:
1. Controle de tempo dos anúncios veiculados
Tempo é dinheiro: se você tem uma rádio, deve levar esta expressão ao pé da letra. Imagine se os anúncios veiculados na sua rádio tiverem, em média, 5 segundos a mais do que o tempo vendido. Por exemplo, se são veiculados 100 anúncios por dia são 500 segundos de transmissão gratuita. No nosso exemplo, são mais de oito minutos perdidos diariamente. Perdidos porque este é um tempo que a sua rádio poderia vender para outros anunciantes. Para que a sua emissora tenha uma boa lucratividade, portanto, é preciso controlar o tempo de cada anúncio veiculado.
2. Identifique quais são os horários mais concorridos
Lembre-se da lei da oferta e da procura: se um produto é muito procurado, é possível cobrar um pouco a mais por ele. Da mesma forma, os horários com mais visibilidade na sua emissora devem ser os mais caros. Se um programa tem muita audiência, por exemplo, é bem provável que exista um maior número de anunciantes interessados em seus espaços comerciais. Nada mais justo do que estabelecer preços mais altos nesse caso. Como o retorno vai ser maior, o negócio continua valendo a pena para as empresas anunciantes.
3. Pense em estratégias para aumentar o valor das inserções
Use estratégias de marketing e de vendas para aumentar o valor das inserções feitas na sua rádio. Um bom exemplo de como fazer isso é investindo em ações para aumentar a audiência da sua emissora. Quanto maior for o público da rádio, maior será a visibilidade dos anúncios divulgados nela e maiores serão as possibilidades de retorno para as empresas anunciantes. Logo, maior poderá ser o valor cobrado por inserção. Também é possível oferecer serviços complementares, consultoria, por exemplo, para empresas que ainda não possuem estratégias de marketing bem definidas.
4. Crie pacotes especiais
Aproveite as diferentes oportunidades disponibilizadas por tecnologias como smartphones e internet. Existem muitos espaços que podem ser vendidos atualmente, além dos comerciais veiculados na rádio. Quanto mais plataformas a emissora utiliza, maior é o seu público e maiores são as oportunidades de lucro. Se a sua rádio possui um site, um blog e um aplicativo, então você tem mais três possibilidades de canais em que podem ser feitos anúncios. Crie pacotes que incluam estes canais e atraia o interesse de mais empresas.
Fonte: Cadena.