Revisão anual do instituto passa a considerar 245,7 mil domicílios para cada ponto do Painel Nacional de Televisão; demais praças também foram reajustadas
Como faz anualmente, a Kantar Ibope Media atualizou o valor de cada ponto de audiência do Painel Nacional de Televisão (PNT) e dos painéis regionais das 15 praças que compõem o quadro de audiência da TV aberta nacional.
De acordo com o publicado pelo colunista Ricardo Feltrin, do UOL, as atualizações começaram a valer desde domingo, 1º de janeiro. A partir de agora, cada ponto no PNT passa a corresponder a 245,7 mil domicílios (até o final de 2016, cada ponto do PNT equivalia a 240 mil, domicílios. De acordo com os critérios da Kantar Ibope Media, a estimativa é que esses 245,7 mil domicílios correspondam a cerca de 688,1 mil espectadores.
O ponto de audiência na Grande São Paulo (principal praça considerada nas tabelas do mercado publicitário nacional) também foi reajustado. De pouco mais de 69 mil domicílios, o ponto de audiência na região metropolitana paulista passa a corresponder a 70,5 mil lares.
A atualização do ponto de audiência é realizada para contemplar as mudanças sociais, econômicas e demográficas do País e, segundo a empresa, é ajustada de acordo com as recentes informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja a tabela, publicada pelo UOL, sobre a atualização do valor do ponto de audiência em todas as praças do País:
Painel Nacional de Televisão (PNT) – 245,7 mil residênciasGrande SP – 70,5 mil residências
Grande Rio e Janeiro – 44,0 mil residências
Belo Horizonte – 19,1 mil residências
Porto Alegre – 15,0 mil residências
Salvador – 13,4 mil residências
Recife – 12,3 mil residências
Curitiba – 11,3 mil residências
Fortaleza – 11,3 mil residências
Distrito Federal – 9,51 mil residências
Goiânia – 7,98 mil residências
Grande Campinas – 7,54 mil residências
Belém – 6,79 mil residências
Vitória – 6,57 mil residências
Manaus – 6,03 mil residências
Florianópolis – 3,91 mil residências