A notícia não é repetida: o FM está ampliando a sua presença entre os smartphones vendidos nos Estados Unidos. A constatação é com base em mais um levantamento feito em território norte-americano, realizado pelo Pilot (programa da NAB de fomento à inovação). O estudo mostra que a venda de celulares com o chip de FM ativo evoluiu de 34% para 46% na comparação com o trimestre anterior. E no Brasil foi iniciada uma campanha para que o público procure por smartphones que disponibilizam recepção de FM.
O levantamento do Pilot monitora os aparelhos celulares mais vendidos nos Estados Unidos, indicando se o smartphone possuí ou não um chip de FM ativo. No segundo trimestre de 2016, 46% dos celulares vendidos contavam com recepção de FM, contra 49% que possuem o chip inativo nos Estados Unidos. O panorama é expressivo, já que o mercado norte-americano de smartphones é dominado pela Apple (que se recusa a liberar a recepção de FM nos aparelhos iPhone). Porém, a venda de iPhones caiu neste semestre, auxiliando nesse quadro favorável ao rádio.
A pesquisa, que foi divulgada no Brasil pela ZYD Digital, aponta também que a venda de aparelhos com chip FM desativado nos Estados Unidos caiu de 62% para 49% (o iPhone representa 38% dessa fatia).
Vale lembrar que há um movimento nos Estados Unidos para que a Apple libere a recepção de rádio FM em seus aparelhos. O iPhone conta com o chip, porém está inativo.
Campanha no Brasil
Recentemente o tudoradio.com noticiou o lançamento da campanha “Exija celular com rádio”, idealizada pela AERP (Associação das Emissoras de Rádio e TV Paranaense). O material destaca as vantagens que a presença do FM no smartphone geram ao consumidos, tais como: o rádio no celular tem baixo consumo de bateria; não ocupa memória do telefone como qualquer aplicativo; não demanda conexão à internet, portanto, não tem custo; o rádio não consome dados; pode ficar ligado 24 horas por dia, sem que o consumidor tenha qualquer gasto e o próprio fone de ouvido serve como antena.
A tendência, como apontam pesquisas do Pilot e da North American Broadcasters Association, é de ampliação da presença de recepção FM nos celulares, inclusive em outros países, como o México.
Acesse http://aerp.org.br/portal/campanha-radiophone/ e tenha mais detalhes sobre a campanha.
Rádio X Streaming de música
Recentemente o tudoradio.com repercutiu um levantamento divulgado no Brasil pela ZYD Digital que mostra que o crescimento do Rádio é superior ao avanço dos serviços de streaming de música, isso em território norte-americano. Segundo o resultado de agosto (2016), a audiência do rádio online das 6h às 20 horas, de segunda à sexta, cresceu 16,8% contra 13,7% dos serviços de música. Na janela das 6h às 24 horas, de segunda a domingo, a distância é ainda maior com 23,4% para o rádio e 15,2% para os serviços de música. A pesquisa registra a audiência na internet (que é crescente), monitorando os maiores serviços de música e de rádio on-line dos Estados Unidos, tais como iHeartRadio, CBS Radio, Spotify, Pandora, Apple Music e outros. O levantamento é da Triton Digital, através da pesquisa mensal Webcast Metrics.
E o offline também avança nos Estados Unidos: segundo levantamento da mesma Triton Digital (abril de 2016), o rádio AM/FM apresenta um crescimento mais rápido do que o avanço apontado pelos serviços de streaming (música e rádio online). Na pesquisa, o meio rádio despontou 31% de avanço na comparação entre abril de 2015 e 2016, enquanto os serviços de streaming avançaram 12.3%.
Opção para o iPhone
Em agosto o tudoradio.com lançou a primeira versão de seu aplicativo, inicialmente disponível para dispositivos do sistema iOS (iPhone e iPad). A ferramenta é uma alternativa para quem possui o aparelho da Apple, que não conta com recepção de FM local. O aplicativo do tudoradio.com simula a sintonia de emissoras em FM e AM, através de streaming, com organização semelhante ao que é sintonizado no rádio (por frequências, obedecendo as informações de cobertura das rádios com base no Dials tudoradio.com). Com isso é possível “sintonizar” FMs locais, além de navegar por dials de outras cidades brasileiras.
A aplicação também conta com os demais conteúdos do portal (notícias, colunas, entrevistas, entre outros) e, em breve, estará disponível para aparelhos com sistema operacional Android (previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2017).
Fonte: TudoRádio.