A menos de 15 dias do desligamento definitivo do sinal analógico em Brasília e no entorno do DF, previsto para 17 de novembro, cerca de 90 mil kits de conversores digitais ainda devem ser entregues aos beneficiários dos programas sociais do governo federal. Desde 26 de outubro, data do início do desligamento, as 25 geradoras e retransmissoras do DF podem desligar o sinal a qualquer momento.
As famílias de baixa renda devem retirar o kit, composto por conversor, antena e cabos, o quanto antes. Basta apresentar o número do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A instalação é gratuita, e pode ser feita por técnicos que vão às residências em horário agendado.
Os aparelhos estão sendo distribuídos em 20 pontos do DF e das cidades do entorno.
Para os aparelhos de TV mais modernos, comprados a partir de 2010 e que já estão adaptados à tecnologia digital , é preciso instalar apenas a antena UHF.
Informações e agendamento da retirada do kit podem ser obtidos pelo número 147 ou no site www.sejadigital.com.br
De acordo com portaria que instituiu a implantação do sinal digital no país, para que o sinal analógico seja desligado, pelo menos 93% dos domicílios devem estar aptos a receber o novo sinal. Uma nova pesquisa será feita antes da próxima reunião do Gired, marcada para 16 de novembro.
Feirão Digital
No próximo fim de semana (5 e 6), será realizado o Feirão Digital, no Senai de Taguatinga (DF), a partir das 9h. Durante dois dias, a equipe da Patrulha Digital estará no local auxiliando a população com informações sobre a chegada do sinal digital.
Os beneficiários dos programas sociais do governo federal poderão retirar seu kit conversor com a equipe da Seja Digital.
Confira abaixo os programas sociais contemplados:
Bolsa Família;
Minha Casa, Minha Vida;
Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
Carteira do Idoso;
Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
Programa Brasil Carinhoso;
Programa de Cisternas;
Telefone Popular;
Carta Social;
Pro Jovem Adolescente;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Passe Livre para pessoas com deficiência e
Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
Quem estiver fora dos programas do governo poderá aproveitar as ofertas de kits conversores e televisores que serão realizadas no local.
O evento também terá um espaço destinado à recreação das crianças.
O Feirão Digital tem o apoio da Patrulha Digital, Rede Globo, Senai, SBT e Band.
Fonte: ABERT.