A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) declarou nesta terça, 25, em comunicado, o apoio à manutenção da data de desligamento do sinal de TV analógica em Brasília, marcado originalmente para a quarta-feira, 26. Na visão da entidade, os esforços das partes envolvidas, incluindo operadoras, radiodifusores, Anatel e o MCTIC, “surtiram um efeito satisfatório”.
A Abratel alega que decidiu apoiar o desligamento, embora a pesquisa do Ibope apresentada ao Gired não tenha mostrado o percentual mínimo de 93% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. Até então, os radiodifusores eram reticentes em relação ao desligamento com um percentual menor do que 90%.
Embora não apresente como justificativa para a mudança de posição, a associação considera que os critérios e metodologias da pesquisa “precisam ser aprimorados”. Segundo a Abratel, já foram apresentadas sugestões, “as quais espera que sejam logo colocadas em discussão e incorporadas”.
Conforme antecipado por este noticiário, o critério pedido pela a radiodifusão, que não considera os mesmos índices de digitalização entre os domicílios com telas finas, será considerado. E por este critério, com base na pesquisa de campo do Ibope, o percentual de domicílios aptos para a TV digital no Distrito Federal é de 87% na projeção para a data do desligamento. Ainda caberá ao Gired na reunião desta terça-feira, e em última instância ao MCTIC, decidir se adia ou não o desligamento.
Fonte: Tele time News.