Os dirigentes das 13 emissoras e retransmissores de TV que deverão desligar seus canais analógicos no Distrito Federal no dia 26 de outubro foram convocados pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, para uma reunião de balanço na próxima dia quinta-feira, dia 29.
O balanço se dará sobre as campanhas de comunicação que estão sendo feitas pelas emissoras para informar a população sobre o desligamento. Conforme o planejamento do Gired (grupo que conduz o processo de desligamento de TV digital), deveriam estar ocorrendo pelo menos três inserções por dia na programação, mas algumas emissoras já estão inserindo informações sobre a digitalização dos sinais mais de 16 vezes por dia.
Apesar de o ministro Kassab ter afirmado ontem, 20, aos jornalistas, durante a ICT Week, que não vê mais problemas com os critérios da pesquisa de opinião para o desligamento dos sinais de TV, e que as residências do Distrito Federal estão preparadas para receber os sinais digitais, os radiodifusores ainda estão alegando que a realidade não é bem essa.
Para alguns desses interlocutores, ainda há sérios problemas na recepção dos sinais digitais em um grande número de domicílios do Distrito Federal que não está sendo considerados, e que poderão acabar forçando o adiamento do desligamento dos sinais.
Fonte: Tele.Síntese