SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
19/03/2025

Rádio AM/FM domina a escuta nos EUA e recupera participação no carro, aponta estudo da Edison Research

Rádio AM/FM domina a escuta nos EUA e recupera participação no carro, aponta estudo da Edison Research
19/03/2025

O rádio AM/FM continua sendo o principal meio de consumo de áudio nos Estados Unidos, superando amplamente as plataformas digitais apoiadas por anúncios. Segundo o estudo Share of Ear do quarto trimestre de 2024, da Edison Research, o rádio AM/FM atinge dois terços da população americana diariamente, enquanto o áudio digital com anúncios, incluindo Spotify, Pandora e podcasts, alcança menos de um terço. Além disso, o rádio domina a escuta em carros, com 86% de participação, e representa quase 90% do tempo total consumido em áudio com suporte publicitário.

Outro destaque do estudo é a recuperação do rádio AM/FM no ambiente automotivo. Após uma queda no período da pandemia, a participação do rádio no tempo de escuta dentro dos carros voltou aos níveis anteriores a 2020, demonstrando sua resiliência e importância no dia a dia dos ouvintes. Os dados foram analisados por Pierre Bouvard, diretor de insights da Westwood One / Cumulos Media.

A pesquisa, que entrevista 4.000 norte-americanos anualmente, analisa o tempo diário de escuta e o alcance de diferentes formatos de áudio, fornecendo insights valiosos para anunciantes e agências de mídia. Confira os principais destaques do estudo:

Rádio AM/FM mantém ampla liderança no alcance diário

Enquanto o áudio digital apoiado por publicidade atinge menos de um terço da população em um dia típico, o rádio AM/FM alcança dois terços dos americanos. Quando combinados, esses formatos chegam a 74% da população diariamente.

Ao comparar o consumo de rádio AM/FM com plataformas digitais de áudio apoiadas por anúncios, os números são claros: entre ouvintes de Spotify com anúncios e rádio AM/FM, 90% escutam apenas o rádio. No caso do Pandora com anúncios, plataforma popular de música nos EUA, 91% preferem exclusivamente o rádio AM/FM.

No geral, 61% da audiência diária consome apenas rádio AM/FM, sem utilizar serviços de áudio digital. Esses dados mostram que um planejamento de mídia que priorize apenas o streaming de música e podcasts pode deixar de fora uma grande parcela do público.

Rádio AM/FM domina o tempo de escuta em áudio apoiado por publicidade

A análise do tempo total de consumo de áudio com suporte publicitário nos Estados Unidos indica que podcasts e rádio AM/FM representam quase 90% dos minutos de escuta. Em uma hora típica de consumo de áudio com anúncios, a distribuição é a seguinte:

> Rádio AM/FM: 41,2 minutos
> Podcasts: 11,1 minutos
> Spotify (com anúncios): 3 minutos
> SiriusXM (com anúncios): 2,8 minutos
> Pandora (com anúncios): 1,9 minutos

De acordo com a análise de Bouvard, Isso reforça o papel dominante do rádio AM/FM e dos podcasts como principais canais de publicidade em áudio.

No carro, rádio AM/FM segue absoluto e retorna aos níveis pré-pandemia

O rádio AM/FM continua sendo o principal meio de áudio consumido dentro dos veículos, representando 86% da escuta de áudio com suporte publicitário no ambiente automotivo.

A pesquisa também aponta que, antes da pandemia (entre 2016 e 2020), o rádio AM/FM representava 48% da escuta total dentro dos carros. Durante a crise sanitária (2021-2022), esse número caiu para 41%, devido às mudanças no comportamento da população e à redução da mobilidade.

No entanto, a recuperação foi rápida: em 2023, a participação do rádio no tempo de escuta dentro dos carros subiu sete pontos percentuais em relação a 2022, e em 2024 cresceu mais cinco pontos, chegando a 53% – um retorno ao padrão observado antes da pandemia.

Acompanhe mais em Tudo Rádio 

Fonte: Tudo Rádio.

Artigo anteriorCONCLUÍDA CCT 2024 PARA SC, COM EXCEÇÃO DO NORTE E NORDESTE CATARINENSEPróximo artigo Encontro Regional do Vale do Itajaí – ACAERT & SERT/SC

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp