SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
07/02/2025

RAJAR: Rádio atinge 87% da população do Reino Unido a cada semana

RAJAR: Rádio atinge 87% da população do Reino Unido a cada semana
07/02/2025

A mais recente pesquisa da RAJAR (Radio Joint Audience Research), referente ao quarto trimestre de 2024, revelou que o rádio segue como um dos principais meios de comunicação no Reino Unido, mantendo um consumo relativamente estável. Segundo o levantamento, 87% da população adulta, o equivalente a 50 milhões de pessoas, sintonizaram alguma estação de rádio ao longo da semana, totalizando 1,033 bilhão de horas de escuta no período. A pesquisa RAJAR mostra que o alcance semanal do rádio no Reino Unido permaneceu estável ao longo dos últimos trimestres, variando entre 87,2% e 88,8% da população adulta.

O estudo também destaca a crescente digitalização do consumo de rádio no país. Atualmente, 77% da população escuta rádio por meio de plataformas digitais, como DAB (rádio digital terrestre), DTV (televisão digital), aplicativos/web e alto-falantes inteligentes. O tempo total de escuta digital chegou a 746 milhões de horas semanais, representando 72% do consumo total de rádio no Reino Unido.

O DAB+ continua liderando entre as plataformas digitais, sendo responsável por 59% das horas de escuta digital. Já os alto-falantes inteligentes (smart speakers), como Amazon Echo e Google Nest, registraram 22% do tempo total dedicado ao rádio digital. O consumo via aplicativos e sites representou 15%, enquanto a televisão digital (DTV) obteve 4%.

A pesquisa também revela a distribuição do consumo de rádio por ambiente. O levantamento indica que 61% da audiência ocorre dentro de casa, 59% em veículos (carros, vans e caminhões) e 18% no trabalho ou em outros locais.

Dispositivos inteligentes: o novo rádio residencial

Os dispositivos inteligentes continuam desempenhando um papel importante no consumo de áudio. Segundo a RAJAR, 63% dos usuários de smart speakers utilizam seus dispositivos para ouvir rádio. Além disso, 21% afirmam que escutam rádio diariamente por meio desses aparelhos.

O relatório também indica um crescimento no consumo de conteúdos sob demanda. 36% dos usuários de smart speakers escutam podcasts pelo menos uma vez por mês, enquanto 28% acessam rádio via smartphone ou tablet regularmente. Já o consumo de conteúdos de rádio via “catch-up” (reprises ou sob demanda) foi registrado por 15% dos ouvintes.


Fonte: Tudo Rádio.

Artigo anteriorEDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AGEPróximo artigo BIA aponta tendências da publicidade local para 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp