A Revista Trip repercutiu os dados do relatório Culture Next, da plataforma Spotify, que indicam o áudio como um grande aliado na redução do uso excessivo de redes sociais, frequentemente associado a problemas comportamentais e sociais. De acordo com o levantamento, 70% dos brasileiros da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) acreditam que ouvir músicas e podcasts pode diminuir esse consumo exagerado. Além disso, 92% afirmaram se sentir mais presentes no momento ao ouvir áudio durante as atividades diárias.
Por ser uma pesquisa realizada dentro do ecossistema do Spotify, cujo foco está em música e podcasts, os resultados destacam esses dois formatos de mídia. No entanto, é possível expandir essa análise para o conteúdo de rádio, seja no formato linear (via dial ou streaming) ou on-demand. Em diversos países, o rádio é responsável por uma parte significativa dos podcasts mais consumidos, contribuindo também para plataformas como o Spotify.
Ainda sobre os dados, a Revista Trip ressalta que a nova geração está mais interessada em criar conexões genuínas. “Enquanto outras formas de atividades online contribuem para sentimentos de solidão, músicas e podcasts são vistos como meios de estabelecer relações verdadeiras, tanto online quanto na vida real”, destaca o texto.
O rádio, em particular, tem como uma de suas principais características o papel de companheiro. Outro ponto importante é sua relevância no ecossistema musical. Grande parte da audiência busca o rádio para consumir música, além de ele ser um meio essencial na disseminação de sucessos, como já destacado pela Billboard.
A pesquisa apresentada no relatório Culture Next foi realizada em julho deste ano, com 7.700 jovens entre 15 e 24 anos de 16 países: Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Fonte: Tudo Rádio.