O tudoradio.com segue diariamente mapeando todas as movimentações que ocorrem nos dials FM e AM do Brasil, e a migração AM-FM é um processo fundamental nessas mudanças no espectro. Junto com as alterações técnicas já existentes, como mudanças de classes operacionais, frequências, entre outras movimentações, a migração das AMs para o FM tem impactado vários mercados. Até o fechamento deste texto, 1.090 emissoras originadas na faixa AM completaram a migração para o FM, ou seja, estão no ar e podem ser sintonizadas pelos ouvintes na nova faixa. E, pela primeira vez, o Distrito Federal entrou nessa contagem. Acompanhe os detalhes:
A estreia do Distrito Federal no processo de migração AM-FM ocorreu em agosto passado, sendo que as primeiras migrantes do AM começaram a aparecer no FM a partir de 2010. A Jovem Pan News FM 107.5 foi a primeira e, até o momento, a única estação originada no Distrito Federal como resultado do processo de migração da faixa AM para o FM. A região demorou para completar esse processo, pois havia uma tentativa de alocar as migrantes de Brasília e arredores na chamada “faixa convencional do FM”, ou seja, de 88.1 FM a 107.9 FM. Antes disso, todas as emissoras estavam previstas para a faixa estendida do FM (eFM), que vai de 76.1 FM até 87.3 FM.
Vale destacar que a região do Distrito Federal já era impactada indiretamente pelo processo de migração AM-FM de emissoras originadas no entorno, como no leste de Goiás. Existem emissoras em Luziânia e Cristalina, por exemplo, que migraram do AM para o FM e que atingem algumas áreas do Distrito Federal. Além disso, o eFM já é utilizado na região, com a presença da Rádio MEC FM 87.1, que, no entanto, não é uma migrante do AM. A Jovem Pan News, cuja origem é a AM 750, passou a ser a primeira migrante AM-FM ativa da capital federal, processo que ainda conta com canalização prevista para o eFM em outras estações.
Aliás, essa mudança de rumo, do eFM para o FM convencional, está acontecendo também em outras regiões metropolitanas. Chamou a atenção do mercado o uso dessas faixas em São Paulo e Curitiba, onde migrantes AM-FM aceitaram reduzir suas classes operacionais, ou seja, diminuir o alcance do sinal, para serem acomodadas entre 88.1 FM e 107.9 FM. Na Grande São Paulo, o caso mais recente foi o da antiga Estilo FM 86.7, originada na AM 1370, que ressurgiu oficialmente como Apolo FM 99.1, concessão de Itapevi. Em Arujá, a FM 98.1, originada na AM 660, chegou a ser acomodada temporariamente na FM 83.1 antes da mudança.
Próximo dali, com impacto na Grande São Paulo, mas também com foco na Grande Sorocaba, a Rádio AD Belém FM 88.7 de Ibiúna surgiu no ar. A emissora, antes operando na FM 80.7, é uma migrante AM-FM originada da AM 1350.