Um estudo realizado em maio pela Advertiser Perceptions destaca uma mudança significativa no interesse das marcas por anúncios visuais em carros sincronizados com a mídia de rádio AM/FM. O levantamento mostra que 80% das agências e anunciantes demonstram interesse em visuais no painel do carro, um aumento em relação aos 64% registrados em 2021. O levantamento corrobora outro estudo publicado pelo tudoradio.com, que aponta que o áudio, mais especificamente o rádio, segue como a principal fonte de entretenimento durante as viagens, conforme revela um novo relatório da Xperi, através da sua divisão DTS. E há um crescente estímulo do setor pela maior exploração dos recursos existentes nos receptores de rádio, como metadados e RDS.
A pesquisa, que envolveu 305 agências de mídia nacionais e anunciantes, revela que a conscientização sobre essa tecnologia aumentou notavelmente, com 33% das agências de mídia e profissionais de marketing afirmando estar “muito familiarizados” com anúncios visuais em carros, em comparação com apenas 15% em 2021. Além disso, 83% específicos estão em anúncios direcionados geograficamente, um aumento em relação aos 71% em 2021.
O interesse em visuais no painel direcionado geograficamente também é particularmente forte entre públicos mais jovens. Dois terços dos ouvintes frequentes de rádio AM/FM estão específicos nessa funcionalidade, com mais da metade dos adultos entre 18 e 49 anos expressando interesse semelhante.
Cerca de 70% dos ouvintes frequentes de rádio AM/FM e 64% dos “mega-milers” – aqueles que dirigem mais de 240 km por semana – não notam regularmente a exibição da rádio no carro.
Setor discute as vantagens de utilizar metadados e RDS para ampliar o engajamento da audiência
“Precisamos ter clareza de que os receptores de rádio evoluíram consideravelmente para telas cada vez mais modernas, seja nos smartphones, mas especialmente nos automóveis. Esses sistemas aproveitam bem recursos como RDS e metadados conectados, sejam das rádios ou informações fornecidas por aplicativos e serviços de streaming. As pessoas estão cada vez mais habituadas a isso e enxergam com naturalidade essas ferramentas. Essa pesquisa aponta que o rádio está sabendo utilizar essas frentes, encorajadas pelas orientações feitas por técnicos e associações do setor”, analisa Daniel Starck, que tem destacado o assunto em artigos e coberturas pelo tudoradio.com.
No NAB Show 2024, realizado em Las Vegas, especialistas destacaram a importância dos metadados e do RDS (Radio Data System) para o rádio. A utilização dessas tecnologias é essencial para aumentar a audiência e o engajamento publicitário. Os metadados permitem que as estações de rádio transmitam informações adicionais, como o nome da música e do artista, diretamente para os receptores dos ouvintes. Essa prática melhora a experiência do usuário, tornando-a mais interativa e informativa. Além disso, o uso eficiente do RDS pode auxiliar na personalização do conteúdo, atraindo um público mais específico e fiel.
Fonte: Tudo Rádio.