SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
17/06/2024

Pesquisa mostra que rádio é amplamente usado tanto por quem consome muito ou pouco TV e Internet, analisa Katz

Pesquisa mostra que rádio é amplamente usado tanto por quem consome muito ou pouco TV e Internet, analisa Katz
17/06/2024

A Katz, em sua última análise dos dados da Nielsen Scarborough sobre o mercado dos EUA, destacou a relevância do rádio entre adultos de 25 a 54 anos, abrangendo Millennials, Geração X e até a Geração Z. O estudo evidencia como o rádio se mantém essencial, independentemente do consumo de outras mídias como televisão e internet. Os dados colaboram com a percepção de consumo multiplataforma do conteúdo de rádio, que pode ocorrer em diferentes atividades do dia a dia das pessoas, além de também acontecer em diversos dispositivos.

Conforme o relatório Scarborough, 91% dos adultos de 25 a 54 anos são alcançados pelo rádio semanalmente, com uma média diária de 1 hora e 12 minutos dedicados ao meio nos Estados Unidos. Mesmo entre os maiores consumidores de internet e televisão, o rádio mantém uma forte presença. A pesquisa mostra que 9 em cada 10 indivíduos desse grupo são atingidos pelo rádio, sem reduzir o tempo destinado a outras mídias. Super usuários de TV e internet continuam a consumir rádio em níveis comparáveis à média geral.

No recorte desses grupos, o rádio alcança 90% dos usuários intensivos de internet e 93% dos usuários intensivos de TV, considerando o grupo de adultos que estão entre os 25 e 54 anos, nos Estados Unidos, dados de 2023.

Já no outro extremo, o rádio também se destaca entre os consumidores menos engajados de internet e televisão. Metade dos adultos de 25 a 54 anos consome menos de 15 minutos de TV por dia, enquanto um terço passa apenas 3 horas e 16 minutos semanais na internet. Para essas audiências, o rádio preenche uma lacuna significativa, alcançando 91% dos usuários leves de internet e 89% dos telespectadores leves. Esses grupos, pouco expostos a campanhas publicitárias em outras plataformas, dedicam ao rádio um tempo semelhante à média geral.

De acordo com o relatório publicado pela Katz, a versatilidade do rádio, que também pode ser consumido em locais e situações onde a TV e a internet não chegam, como no carro ou no trabalho, reforça sua importância. Independentemente do uso de outras mídias, o rádio continua a ocupar um espaço significativo na vida dos consumidores de 25 a 54 anos, demonstrando seu papel insubstituível no panorama midiático atual.

A Katz Radio Group é uma das principais empresas de representação de rádio nos Estados Unidos. A empresa atua como intermediária entre emissoras de rádio e anunciantes. Já a Nielsen Scarborough é uma divisão da Nielsen, uma empresa global de medição e análise de dados, que se especializa em pesquisas de mercado e audiência. A Nielsen Scarborough é responsável por estudos detalhados sobre os comportamentos, preferências e hábitos de consumo de mídia e produtos dos consumidores.

Com informações dE Tudo Rádio, Katz Radio Group e da Nielsen Scarborough

Artigo anteriorCalendário eleitoral tem datas importantes para a radiodifusãoPróximo artigo Pesquisa destaca aumento do interesse em anúncios visuais nos receptores de rádio automotivos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp