Inside Áudio 2023: 80% dos brasileiros ouvem rádio nas regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media; Meio detém forte credibilidade e força publicitária
Em coletiva de imprensa digital realizada hoje, a Kantar IBOPE Media divulgou uma prévia do estudo “Inside Áudio”, revelando que 80% da população brasileira, nas 13 regiões pesquisadas, sintoniza no rádio e 3h55 é o tempo médio que cada ouvinte passa escutando rádio por dia nessas regiões. Além disso, dos top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% escolheram o rádio como plataforma de anúncio no primeiro semestre de 2023. O tudoradio.com esteve presente para acompanhar a divulgação. O estudo especial que mapeia o consumo de rádio é divulgado pela Kantar IBOPE Media em comemoração ao Dia do Rádio, comemorado em 25 de setembro. Acompanhe as principais descobertas:
O estudo, anteriormente conhecido como “Inside Radio” até 2022, foi atualizado este ano para “Inside Áudio”, refletindo a convergência do rádio em diversas plataformas e dispositivos. A Kantar IBOPE Media destaca que o rádio tem se transformado, abraçando diferentes formas de entrega de conteúdo.
Além do rádio, 90% da população pesquisada ouviu algum formato de áudio, incluindo rádio, música, streaming ou podcasts. 76% dos ouvintes reconhecem a modernização do rádio em seus conteúdos e formatos, e 38% afirmam que a opção de ouvir online enriqueceu sua experiência, um aumento em relação aos 30% em 2022.
Reforçando a relevância do rádio no Brasil, nas regiões pesquisadas, a Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre lideram em alcance, com 84% da população sintonizando. São seguidas por Grande Fortaleza, Grande Curitiba e Grande Florianópolis, todas com 83%. Grande Rio de Janeiro (81%), Grande Goiânia (81%), Grande Vitória (80%), Campinas (78%), Grande Salvador (78%), Distrito Federal (78%), Grande São Paulo (77%) e o Grande Recife (77%) completam a lista.
Quando se trata de tempo médio de consumo, o Grande Rio de Janeiro lidera com 4h29 por ouvinte. Grande Recife segue com 3h55, Grande São Paulo com 3h53, Grande Porto Alegre com 3h52, Grande Belo Horizonte com 3h51, Grande Fortaleza com 3h49, Grande Vitória com 3h47, Grande Goiânia com 3h42, Grande Florianópolis com 3h38, Grande Salvador com 3h36, Grande Curitiba com 3h29, Campinas com 3h24 e o Distrito Federal com 3h07.
A diversidade de locais onde as pessoas ouvem rádio é vasta: 58% da audiência ocorre em casa, 27% em carros particulares, 12% no trabalho, 7% em teletrabalho, 5% no transporte público, 4% na rua ou ao ar livre, 4% em táxis ou apps de transporte e 4% em outros contextos.
A música segue como principal conteúdo procurado pelos ouvintes de rádio, com 94% da preferência da audiência, seguida por 32% para notícias locais, 26% para noticiários nacionais, 25% para notícias de trânsito e 24% para futebol (notícias e comentários).
Sobre o hábito de se ouvir rádio no dial ou no online, a jornada de audiência revela um padrão consistente. Entre 05h e 00h00, o pico de audiência no dial ocorre das 09h às 11h, enquanto online é por volta das 08h. O dial mantém o maior volume de audiência entre os dois modos e as curvas de consumo apresentam comportamentos similares ao longo do dia.
Já sobre a audiência online do rádio, ela tem mostrado vigor. O tempo médio diário dedicado à audiência online é de 2h45, e 12% das pessoas nas regiões pesquisadas sintonizaram em rádios web nos últimos 30 dias. A maioria (67%) usa seus celulares para sintonizar, 29% pelo computador e 11% por outros dispositivos.
“O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media.
A credibilidade do rádio é inquestionável. 83% dos ouvintes reconhecem que o rádio apresenta notícias com agilidade e 64% confiam nas notícias que ouvem.
Já sobre a publicidade no meio, entre os top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% anunciaram no rádio no primeiro semestre de 2023.
53% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios em áudio. Desses, 50% preferem comerciais no rádio entre os programas e as músicas, 27% para ações publicitárias por locutores durante os programas de rádio e 25% para promoções da emissora.
Com informações da Kantar IBOPE Media e Tudo Rádio.