Um estudo encomendado pelo Cumulus Media/Westwood One Audio Active Group mostrou que 86% da força de trabalho dos Estados Unidos voltou a se deslocar pelo país após o período da pandemia. Segundo avaliação do estudo, isso representa uma oportunidade para as emissoras locais aumentarem a exposição ao seu público por meio de anúncios externos e comerciais de rádio AM/FM. O rádio norte-americano tem o trânsito de pessoas como a sua maior parcela de audiência diária, independente da faixa etária.
De acordo com o levantamento, o resultado está acima dos 48% registrados em abril de 2020 e 79% em 2021. Outro detalhe importante para o rádio é que o americano médio voltou a passar 5,3 dias no escritório. 81% dos profissionais de marketing e agências agora estão voltando ao escritório, um aumento em relação aos 63% do ano passado.
Adicionalmente, 60% desses profissionais retomaram reuniões presenciais com fornecedores de mídia e 61% retomaram conferências e eventos presenciais. Esses dados são uma boa notícia para as emissoras que buscam aumentar seus gastos com anúncios.
De maneira geral, os estudos destacam a importância do retorno ao escritório da força de trabalho e da indústria de publicidade, o que pode ter um impacto positivo nas emissoras locais. É essencial que as emissoras estejam atentas a essa tendência e aproveitem as oportunidades para se conectar pessoalmente com anunciantes e profissionais de marketing.
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Fonte: Tudo Rádio.