SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
17/04/2023

NAB Show 2023: Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor

NAB Show 2023: Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor
17/04/2023

Neste domingo (16), o NAB Show 2023, realizado em Las Vegas (EUA), sediou um evento organizado pela AESP e SET, voltado para debater o futuro do rádio e da televisão, com ênfase no contexto brasileiro. O encontro contou com a presença de representantes da indústria norte-americana, líderes em projetos de rádio digital e híbrido, bem como figuras importantes da radiodifusão brasileira, incluindo o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. As discussões abordaram temas como a modernização da legislação brasileira no setor de radiodifusão e a importância do avanço digital como aliado do rádio terrestre.

Na abertura do evento liderado pelo engenheiro Eduardo Cappia (SET/AESP/EMC), estivaram no palco Juscelino Filho (Ministro das Comunicações), Moisés Queiroz Moreira (Conselheiro da Anatel), Rodrigo Neves (Presidente da AESP), Flavio Lara Resende (Presidente da ABERT), Roberto Franco (SET) e Sam Matheny (Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e CTO).

Rodrigo Neves abordou o excesso regulatório no Brasil e a necessidade de modernização do setor para competir com as grandes empresas internacionais, citando os EUA como exemplo. Já Flavio Lara Resende comentou sobre o consumo de rádio no país e a modernização do setor para a TV 3.0.

Roberto Franco mencionou a aproximação do Ministério das Comunicações por meio de portarias que simplificam as normas, modernizam as regras de radiodifusão e estabelecem a TV 3.0, além da maior proximidade da Anatel com o setor. E Moisés Queiroz Moreira, Conselheiro da Anatel, destacou que a agência busca simplificar as normas regulatórias com base em políticas públicas, reconhecendo a importância do setor para o país.

Ministro reforça necessidade de modernização e fortalecimento do setor de radiodifusão

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou o entendimento do governo Lula em dar atenção especial ao setor de radiodifusão, com o objetivo de fortalecê-lo e adaptá-lo aos desafios do mundo digital. Ele mencionou ações recentes como a publicação de portarias para o licenciamento de estações, que permitiu a regularização de mais de 2.500 radiodifusores, e a consolidação das normas do setor.

Além disso, o ministro destacou que o governo está trabalhando na revisão das normas atuais e na elaboração de um Manual para auxiliar os radiodifusores. Com o intuito de ampliar a eficiência do ministério, serão implementados novos módulos e lançada uma portaria de regularização de fiscalização regulatória responsiva, que busca incentivar a regularização dos radiodifusores de forma não punitiva.

Juscelino Filho também mencionou o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo para licitações da radiodifusão e a formulação de uma proposta para modernizar e atualizar a legislação do setor. Essa proposta, em resposta ao pleito citado por Rodrigo Neves no início do evento, deve ser entregue ao congresso ainda neste ano, visando a atualização do setor de radiodifusão.

Artigo anteriorMCom concede prazo para entidades regularizarem o licenciamento de suas estaçõesPróximo artigo SERT/SC realiza Assembleia Geral Ordinária

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio é apontado como meio de comunicação mais confiável nos Estados Unidos, segundo pesquisa31/10/2025
Artigo – Os pontos fortes da TV 3.024/10/2025
FWA 5G deve atingir 150 milhões de assinantes até 2030, projeta Omdia24/10/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp