A pesquisa ma 2023 audio I, primeira edição do estudo neste ano que mapeia o consumo de plataformas como o rádio na Alemanha, revela que o rádio continua a ser ouvido por 93% da população alemã acima de 14 anos, mantendo-se estável em relação ao ano anterior. Além disso, a média diária de escutas de rádio no país europeu é de mais de 4 horas. Também segue em expansão o consumo de rádio digital terrestre (DAB+), podcasts e de streaming das emissoras. Acompanhe os detalhes:
Conforme a pesquisa ma 2023 audio I, 53,3 milhões de pessoas consomem serviços de áudio diariamente (de segunda a sexta-feira). A principal fonte de consumo continua sendo o rádio, com 52,5 milhões de pessoas sintonizando diariamente nos diversos canais de distribuição. Após o período do coronavírus, com mudanças significativas no comportamento de consumo, o rádio, como meio de comunicação de massa estável, retorna aos níveis anteriores à pandemia.
O período do coronavírus provocou uma transformação drástica no comportamento de consumo de mídia. Enquanto alguns segmentos foram afetados existencialmente, o áudio experimentou crescimento, principalmente no setor de áudio online. A primeira pesquisa realizada após o período do coronavírus e a suspensão de todas as restrições reflete a nova realidade social em igual medida. Comparado à última pesquisa, realizada durante a pandemia, o consumo de áudio diminuiu, mas 93,6% da população de língua alemã ainda escuta áudio, sendo 93% deles dedicados ao rádio tradicional. As pesquisas atuais apresentam valores semelhantes aos do ma 2020 Audio I, do período pré-coronavírus.
Os detalhes da pesquisa
O rádio digital (DAB+) continua a expandir-se, agora com 28,5% do alcance mais amplo de ouvintes (WHK), um aumento em relação aos 27% registrados na pesquisa ma 2022 Audio II. O grupo-alvo de 30 a 59 anos apresenta um consumo desproporcional de DAB+, com 32% de participação, um aumento em relação aos 30,1% da pesquisa anterior.
No círculo mais amplo de ouvintes (WHK), 93,6% da população de língua alemã com 14 anos ou mais utiliza pelo menos um serviço de áudio clássico e/ou online (Audio Total), uma ligeira redução em relação aos 94,1% registrados na pesquisa ma 2022 Audio II. A fidelidade dos ouvintes permanece alta, com mais de quatro horas de consumo diário (242 minutos), embora seja uma diminuição em relação aos 249 minutos registrados anteriormente.
O rádio (FM/AM/DAB) mantém sua popularidade, sendo ouvido por 93% da população no WHK, com um tempo médio de permanência de 242 minutos. A frequência diária (segunda a sexta-feira) é de 74,3%, comparado aos 74,5% da pesquisa anterior.
O consumo de podcasts também cresceu, com 40,1% da população de língua alemã ouvindo podcasts, um aumento em relação aos 39,5% registrados na pesquisa ma 2022 Audio II. No grupo-alvo de publicidade, de 14 a 49 anos, até 55,2% ouviram um podcast, um aumento em relação aos 53,9% da pesquisa anterior.
O streaming de áudio online também aumentou, sendo utilizado por 23% das pessoas com 14 anos ou mais no WHK, com maior popularidade entre os jovens de 14 a 29 anos (40,8% de alcance, uma redução em relação aos 43,9% da pesquisa ma 2022 Audio I).
Em geral, 96,5% da população utiliza pelo menos uma oferta do universo áudio nas últimas quatro semanas, uma ligeira diminuição em relação aos 96,8% registrados na pesquisa ma 2022 Audio II. No grupo-alvo dos 14 aos 49 anos, o valor é de 96,9%, uma redução em relação aos 97,4% da pesquisa anterior.
“Aprendemos com ma o que nós mesmos experimentamos. Estamos mais na estrada, temos mais encontros presenciais e aproveitamos as ofertas culturais, por exemplo. Isso é exatamente o que esperamos há tanto tempo. É claro que esse reajuste cotidiano também afeta nosso comportamento de uso da mídia”, diz a diretora geral da sede da rádio, Grit Leithäuser.
“O fato de o rádio estar tão bem no contexto geral com os números atuais é sem dúvida um sinal da qualidade do meio. Corona desapareceu de nossa realidade de vida em termos de restrições, mas as múltiplas crises atuais estão desafiando as pessoas e os pontos fortes do rádio novamente. Precisamos de informações confiáveis em vez de desinformação. Precisamos de classificação, troca e comunidade. E o rádio reflete tudo o que permite que as pessoas se envolvam no discurso social”, completa Grit.
Fonte: Tudo Rádio.