Os próximos 11 meses serão decisivos para a recuperação de empresas próximas ao que eram na pré-pandemia. A expectativa de uma retomada mais consolidada é vista com otimismo, sendo uma das apostas do marketing em 2023. Segundo CEOs de grandes empresas, a área será fundamental para dar continuidade à construção de marca e posicionamento de produtos e serviços.
É o caso da CVC, que foi grande aliada do reforço das medidas de segurança da Covid-19 com a campanha Fique em Casa, Viaje Depois –assinada pela então parceira publicitária da empresa, a Lew’Lara\TBWA. Essa foi a primeira ação de marketing sob a gestão do recém-chegado CEO, Leonel Andrade. “Acredito como CEO da companhia que a comunicação, e dentro disso o marketing e a publicidade, representa no mínimo 50% do sucesso e, ao mesmo tempo, agora temos todas as razões para investir forte”, diz ele sobre o ano à frente. Hoje, a agência à frente da publicidade da marca é a FCB Brasil.
Com uma agenda robusta de feriados e o fim de restrições de viagem, 2023 deverá ser o primeiro ano desde a pandemia sem retrocessos. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), parceira da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) espera um crescimento de 53,6% no segmento, em comparação com o ano passado.
Conectado ao turismo, a aviação é um de seus propulsores. A crença na democratização é um dos pontos de atenção ressaltados por Jerome Cadier, CEO da Latam. A pauta está sendo discutida por Daniela Carneiro, nova ministra do Turismo. O plano é baratear passagens a partir da identificação de gargalos que levam à questão. “O desafio que permanece pode ser resumido em duas frentes: busca constante por eficiência e investimentos que tragam retorno. Neste contexto, precisamos estar sempre muito atentos às reais necessidades dos nossos clientes e do mercado para alocar recursos e pessoas de forma cada vez mais inteligente”, explica ele.
Anteriormente à cadeira de CEO, Cadier ocupou o posto de VP sênior de marketing e serviços. A comunicação terá a missão de fazer com que a companhia esteja mais presente no dia a dia dos consumidores além da jornada de viagem, aumentando o brand awareness. Após o patrocínio ao Rock in Rio, a Latam anunciou que também é patrocinadora do The Town, que acontece em setembro, em São Paulo.
O patrocínio é uma das investidas da Chevrolet, que está presente na edição deste ano do Big Brother Brasil. Durante uma prova do líder, na quinta-feira, 26, a Chevrolet exibiu o novo modelo da Montana. Dessa forma, presentou o vencedor com o carro e patrocinando a volta de Fred Nicácio ao game. Para Santiago Chamorro, presidente da General Motors para a América Latina, isso trará não só exposição ampla, mas também uma maneira divertida e inédita de dar visibilidade aos produtos da empresa. Ao mesmo tempo, é a escolha de Marcos Mion como novo embaixador da marca no Brasil.
Além disso, o marketing cumpre um papel importante de conscientização sobre a eletrificação da frota da Chevrolet, uma das prioridades para este ano. “O marketing terá um papel relevante no sentido de ajudar a educar o público sobre os carros elétricos, explicando seu funcionamento e desvendando mitos. É isso que vai nos ajudar a conscientizar a população sobre a importância de estimular a adoção do carro elétrico, por sua ótima performance e sustentabilidade”, declara Chamorro sobre o marketing da Chevrolet em 2023.
Fonte: Meio & Mensagem