O período de veiculação da propaganda eleitoral gratuita e obrigatória do primeiro turno das eleições 2022 termina nesta quinta-feira (29). A data também marca o fim do período para comícios, reuniões públicas com intuito político e uso de aparelhagem sonora fixa.
A última veiculação do primeiro turno no rádio foi encerrada às 13h. O calendário eleitoral também aponta que o último dia para anúncios de candidaturas e propaganda eleitoral em mídia impressa e digital será nesta sexta-feira (30). No sábado, às 22h, termina o prazo para a utilização de carros de som e alto-falantes para divulgação política e partidária, além de distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata.
A interrupção da veiculação das inserções com campanhas dos candidatos faltando 48 horas para o pleito – que ocorre neste domingo (2) – é prevista pela Justiça Eleitoral. Ao longo de mais de um mês de exibição dos programas, foram veiculados diariamente quatro blocos de 25 minutos cada, sendo dois deles no rádio e os outros dois na televisão. Além disso, ainda houve inserções de 30 segundos e de 60 segundos ao longo das programações.
Se houver segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita será retomada em 7 de outubro, e permanecerá no ar até a antevéspera da eleição, dia 28 de outubro. Lembrando que o segundo turno, caso aconteça, será apenas para os candidatos a presidente e/ou governador. Os demais cargos serão preenchidos ainda no primeiro turno.
Fonte: Tudo Rádio.