O fórum das 20 maiores economias do mundo acontece na Indonésia e debate medidas para a transformação digital sustentável. O Brasil marcou presençana 4ª reunião do grupo de trabalho de economia digital do G20.
A delegação brasileira em Bali, na Indonésia, contou com a presença de Maximiliano Martinhão, representando o ministro das Comunicações, e José Gontijo, representando o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A reunião teve por objetivo promover debates intercontinentais sobre medidas e ações que possam, por meio de iniciativas digitais, beneficiar setores transversais e economias sustentáveis em escala global.
No último ano, após reunião do G20 na Itália, o tema ganhou protagonismo ao ser promovido de força-tarefa (de caráter temporário) para grupo de trabalho (com caráter permanente), no qual estão sendo discutidos temas como conectividade, habilidades e letramento digital e fluxo de dados.
OUTRAS AGENDAS — A delegação também participou de reuniões paralelas com outras lideranças representativas para fortalecer medidas de cooperação bilaterais e beneficiar os setores envolvidos. Entre as lideranças, estão o vice-secretário geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ulrik Vestergaard Knudsen, a secretária de Inovação Tecnológica do Setor Público do Gabinete de Ministros da Argentina, Micaela Sánchez Malcolm, e o Secretário-Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Houloin Zhao.
Na quinta-feira (1°), o encontro reunirá os ministros de comunicações e inovações dos países-membros para pronunciamentos finais e anúncio da Índia como o próximo país que sedia o evento. A previsão é de que, em 2024, o Brasil receba e presida a reunião.
Fonte: MCOM