A ACAERT promoveu nos dias 22, 23 e 24 de maio o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão. O evento contou com a participação de autoridades e figuras renomadas na área e foi avaliado de forma positiva pelos congressistas. Os participantes pontuaram que a organização, o alinhamento e relevância dos conteúdos trabalhados e também as oportunidades de negócios foram as chaves para o sucesso do congresso.
O estande do SERT/SC foi considerado um ponto de encontro, pois potencializou o compartilhamento de ideias e oportunizou o reencontro presencial dos radiodifusores. Humberto Ohf de Andrade (Presidente do SERT/SC) avaliou o evento como “extremamente produtivo, com temas pertinentes à realidade da radiodifusão catarinense e com perspectivas inovadoras para fomentar resultados”. Andrade ainda destacou a importância da categoria se fortalecer cada vez mais por meio do associativismo. “É importante que tenhamos um setor unido, empenhado em favorecer o desenvolvimento da radiodifusão como um todo e isso se dá com o associativismo”.
O congresso também foi um momento de reencontro, habituados ao contato online em virtude da pandemia, os radiodifusores vivenciaram a retomada das atividades de debate presencial. “Foi muito bom poder conversar e trocar ideias com outros radiodifusores presencialmente. Passamos a valorizar mais esses momentos e a aproveitá-los como oportunidades de alavancar o conhecimento, destacou Thiago Librelato, presidente do SERT Jovem.
Marcos Antônio Silveira, assessor jurídico do SERT/SC também reforçou o valor das interações presenciais para o compartilhamento de perspectivas. “O estande do SERT/SC no congresso mostrou bem como a radiodifusão pode enriquecer o debate de temas importantes com interações presenciais, como a Lei Geral de Proteção de Dados. Isso tudo para projetar novos caminhos que visam melhorar ainda mais os resultados”. Silveira ainda ponderou que esse movimento deve se estendido aos Encontros Regionais do SERT/SC que se iniciam dia 21 de junho, em Joinville.
Dentre os assuntos abordados no congresso, o painel “Inovando na Maneira de fazer Rádio e as Novidades NAB”, com Maria Carolina Sasse, Robson Ferri e Roberto Dimas do Amaral, trouxe um panorama sobre os desafios e as oportunidades relativas à radiodifusão. “O rádio hoje não pode mais ser encarado como uma mídia unilateral, cabe aqui o entendimento de que o movimento digital não é um substituto, mas que positivamente trouxe a necessidade de um novo olhar para o negócio da radiodifusão” declara Maria Carolina Sasse, CEO e Sales Director da Cadena.