O crescimento do setor se acentua e as perspectivas são ainda mais positivas. O rádio de São Paulo apresenta o número potencializado de ouvintes alcançados.O FM paulistano está no mesmo patamar que era constatado nas pesquisas de 2018. Neste período, diversos fatores foram alterarados na rotina da população, com ênfase para o auge da pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021. De qualquer forma, no período antes do coronavírus o alcance do FM de São Paulo estava bem abaixo do que é registrado hoje. O fato que denota boas perspectivas é que tem cada vez mais pessoas ouvindo rádio na capital paulista e na região metropolitana.
O desempenho é expressivo: são nove estações em FM acima da marca de 2 milhões de ouvintes únicos alcançados em 30 dias. E 18 estações estão acima de 1 milhão. Pela evolução das emissoras, há uma boa chance dessas marcas serem ampliadas nas próximas medições, mas um segundo semestre com a presença da propaganda obrigatória eleitoral causa dúvidas se essa é uma tendência que seguirá até o final do ano.
Fato é: o que as FMs estão fazendo no ar está chamando a atenção da população, pois mais pessoas estão passando pelas rádios. E com a audiência também em alta, os ouvintes estão também ficando em suas estações preferidas.
Os destaques
A Band FM 96.1 (popular/hits) segue com o maior alcance do rádio de São Paulo, rádio que também lidera em audiência. São mais de 3 milhões de pessoas em 30 dias, mantendo assim a marca de destaque registrada a partir da medição anterior. E a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também se destaca ao crescer e se aproximar da marca dos 3 milhões de ouvintes únicos no dial, hoje superando os 2,8 milhões em alcance.
Na sequência, o grupo dos 2 milhões contam com as seguintes rádios: Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica), Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa). Praticamente todas essas FMs estão com valores melhores hoje do que nas medições realizadas ao longo de 2021.
Já no grupo acima de 1 milhão de ouvintes alcançados por cada estação em 30 dias, a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) tem aparecido como a emissora com mais possibilidade de ampliar o número de FMs acima de 2 milhões. Na sequência, a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também se destaca ao ter ampliado os seus números de alcance nas medições mais recentes.
Completam a lista acima de 1 milhão em cada rádio: Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes/jornalismo), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes). E a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) está muito próxima de ampliar o grupo.
Os dados são relativos à pesquisa da Kantar IBOPE Media, trimestre dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, 05h-00h/FM+WEB, todos os dias.
O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou à emissora.
O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.
A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).
Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Fonte Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/27147-panorama-radio-fm-de-sao-paulo-cresce-de-novo-e-numero-de-ouvintes-e-o-maior-em-quase-4-anos