As empresas tem lidado com uma realidade antes impensada, ataques hackers em sites, vazamento de dados, e nesse cenário não escapam nem mesmo as plataformas governamentais. Prejuízos são somados por grandes instituições como o grupo Lojas Americanas, que remontou um valor perdido na casa dos R$ 3 bilhões depois de ter ficado 3 dias inativo. A isso tudo ainda se adiciona ao impacto negativo na imagem da marca e ao desconforto dos consumidores no que se refere a segurança de informações.
Apenas no primeiro trimestre do último ano, o Brasil sofreu mais de 3,2 bilhões de ataques cibernéticos, de acordo com o relatório da Fortinet, desenvolvedora de soluções de segurança da informação dos Estados Unidos.
Grande parte dos ataques acontece também por meio de e-mails com phishing, técnica de engenharia social utilizada para enganar usuários e obter informações confidenciais. Para contornar a situação, todo cuidado é pouco. É preciso reforçar a segurança através de backups, atualização de aplicações e plugins, escolher uma hospedagem qualificada e segura, aplicar a validação tanto no servidor, quanto no navegador, usar senhas e nomes de usuários fortes e usar o protocolo HTTPS, que fornece mais segurança da internet para os dados de usuários.
Acompanhe no site portalmakingof.com.br o artigo na íntegra e saiba mais sobre o tema. Cuidado nunca é pouco!
Fonte: Portal Makingof https://portalmakingof.com.br/por-que-estamos-tao-inseguros-no-ambiente-digital/