São Paulo – iHeartMedia já indica total recuperação de sua receita em relação ao período pandêmico. Audacy aposta em um 2022 de crescimento acelerado
Grupos de rádios americanas indicam recuperação de receita em relação ao período pandêmico e apostam em um 2022 de potencialização e crescimento.
O portal americano Inside Radio fez uma série de reportagens especiais que sinalizou números crescentes na radiodifusão. O material concentra-se em três dos maiores grupos de rádios dos EUA: iHeartMedia, Audacy e Cumulus Media. Os números expressivos não se pautam apenas em audiência e alcance, mas também em resultados.
A maior, que é a iHeart, informa que já se recuperou completamente das quedas impostas pela covid-19, inclusive registrando crescimento em relação à 2019. Acompanhe:
Em relatório aos investidores, a iHeartMedia informou que as receitas totais da empresa superaram o nível pré-pandemia, resultando em um aumento de 3,5% em relação ao quarto trimestre de 2019. “Há uma consistência nos números e nas taxas de crescimento. Não tenho certeza se as pessoas apreciaram totalmente que não é apenas um, dois ou três ou quatro trimestres – há uma história consistente aqui”, destaca o presidente e COO Rich Bressler, que completa dizendo que “nos sentimos muito confortáveis ??com essa história daqui para frente”.
Foram vários os motores que impulsionaram a iHeartMedia nos últimos trimestres: o crescimento digital da empresa foi importante para o avanço das receitas, estes que já representam cerca de 26% do total faturado pelo grupo. Vale o destaque que essa frente significava apenas 1% do total de receitas da iHeartMedia no começo de 2019.
Já o rádio tradicional, concentrado nas operações de suas 850 rádios nos dials AM e FM, também foi um motor de crescimento no quarto trimestre, com receita acima de 9,2% ano a ano, para US $726,3 milhões. Segundo o Inside Radio e o informe da empresa, toda essa receita ajudou a gerar US $52 milhões em fluxo de caixa livre. A empresa também melhorou suas margens de lucro ano a ano, para 34% para o Grupo Multiplataforma (que abrange a operação de dial) e 36% para o Grupo de Áudio Digital (streaming, podcasts, entre outros).
Audacy e Cumulus Media
Segundo maior grupo de rádios nos Estados Unidos, a Audacy disse a investidores que 2021 foi um ano de “sólido crescimento de receita” e “transformação estratégica”. Foi no ano passado que a empresa se reposicionou, deixando de atuar como Entercom e assumindo o nome Audacy. “Reimaginamos a Audacy propositalmente como uma empresa de entretenimento e conteúdo de áudio multiplataforma escalável, com excelentes posições de liderança em todo o espectro de áudio, incluindo as áreas de crescimento mais rápido do negócio”, afirmou David Field, CEO da empresa.
A Audacy informou que sua receita geral de streaming de áudio aumentou 35% durante o quarto trimestre. Já o faturamento total do quarto trimestre cresceu 8% ano a ano, para US$ 344,7 milhões. Segundo a empresa, a receita spot de transmissão (FM e AM), incluindo vendas de anúncios locais e nacionais, cresceu 2,4% ano a ano, para US $222,1 milhões. Desconsiderando a política, a receita spot aumentou 10%. E as vendas locais se recuperaram mais rápido do que as nacionais. A grande maioria da receita da Audacy é gerada por suas 235 estações de rádio em 48 mercados.
Mary Berner, CEO da Cumulus Media, também destacou os resultados positivos da empresa. Segundo o Inside Radio, a executiva afirmou que o grupo teve “forte recuperação de receita” nas principais vendas de anúncios de rádio (+7% em relação a 2020, excluindo política) e um crescimento digital “substancial” (aumento de 48% ano a ano, para US$ 125 milhões). A empresa registrou um ganho de 2,6% ano a ano na receita total, para US $252,3 milhões no quarto trimestre de 2021.
Fonte: Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/26983-o-radio-hoje-tres-dos-maiores-grupos-de-radios-dos-eua-continuam-divulgando-resultados-positivos