A National Association of Broadcasters (NAB) dos Estados Unidos, publicou uma nota em que solicita às emissoras de rádio e TV americanas que deixem de transmitir programas patrocinados e/ou associados ao governo da Rússia ou de seus agentes. A nota veio em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.
O presidente e CEO da NAB, Curtis LeGeyt, destacou que a entidade defende a Primeira Emenda da Constituição Federal dos Estados, embora também sugere que prevaleça o juízo de valor pautado na moral. “A National Association of Broadcasters (NAB) é uma defensora feroz da Primeira Emenda e da importância crítica da capacidade de expressar opiniões livremente, tanto populares quanto impopulares. Embora a Primeira Emenda proteja a liberdade de expressão, no entanto, ela não impede que atores privados exerçam julgamento moral e sólido”, frisou LeGeyt.
Ele ainda pediu às emissoras que deixem de transmitir qualquer tipo de conteúdo russo. “Para esse fim, dada a agressão não provocada exibida pela Rússia contra o povo livre e soberano da Ucrânia, a NAB pede às emissoras que parem de transmitir qualquer programação patrocinada pelo Estado com vínculos com o governo russo ou seus agentes”, reforçou LeGeyt.
A declaração da NAB esclarece, ainda, que tais programas são extremamente limitados nas ondas de rádio dos EUA, mas que “acredita que nossa nação deve permanecer totalmente unida contra a desinformação e pela liberdade e democracia em todo o mundo”.
A NAB e outras organizações de transmissão processaram a FCC, opondo-se a uma nova regra que exige que as estações determinem a fonte do conteúdo estrangeiro. A associação argumentou que a exigência impõe encargos indevidos às emissoras de rádio e TV, que a regra é inconstitucional e que o problema que a FCC está tentando resolver é um “dano fantasma”.
Fonte: Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/26973-nab-aconselha-emissoras-dos-estados-unidos-a-deixarem-de-transmitir-programacoes-com-conteudo-russo