A oportunidade para o setor da radiodifusão com o lançamento do fone de ouvido Amazon Echo Buds está justamente na adição de mais uma maneira de os ouvintes requisitarem a programação das estações, tudo isso para facilitar ainda mais o acesso da audiência à mídia rádio. O fone bluetooth da Amazon carrega a assistente virtual Alexa. Este fone não é propriamente uma novidade, pois foi lançado no mercado internacional em 2019, mas nunca foi vendido no Brasil. Agora a sua segunda geração, lançada ao mercado em 2021, passa a ser comercializada nacionalmente.
Conforme já destacado pelo tudoradio.com em reportagens anteriores, os dispositivos que carregam a Alexa têm impulsionado o consumo de áudio digital das emissoras de rádio em todo o planeta. E no Brasil não tem sido diferente: são várias as estações presentes no ambiente Amazon, através de skills (similares a aplicativos nesse ecossistema), que permitem o fácil acesso ao streaming das FMs e AMs, além de outros serviços de interação, quando disponibilizados.
O fone chega com um preço ainda considerado salgado para o mercado nacional, mas já abaixo de outros concorrentes como o Apple AirPods. Segundo reportagem do Techtudo, o Amazon Echo Buds deve custar R$899,00. E ele tem como vantagem, além da integração com a Alexa, um sistema de cancelamento de ruído ativo, além de uma certificação IPX4 para suportar respingos de água, suor ou chuva leve.
A conexão do Amazon Echo Buds é via celular, similar aos seus concorrentes, necessitando uma integração com um smartphone, feita através do aplicativo Amazon Alexa (disponível em sistemas iOS e Android).
A favor do rádio, os dispositivos Amazon Echo, como o Amazon Echo Buds, têm sido uma espécie de “novo receptor”, já que o uso para acessar o áudio digital das emissoras tem sido algo comum e em crescimento. Recentemente o tudoradio.com também noticiou o avanço da Alexa para automóveis, no exemplo demonstrado pela montadora alemã BMW.
Também são geradas novas possibilidades para o rádio: em 2020, o tudoradio.com chegou a repercutir uma ação realizada na Inglaterra para a entrega de publicidade personalizada de áudio através dos streamings das emissoras AM/FM, utilizando a Alexa. Na época, foram executadas campanhas programáticas personalizadas em estações como a Absolute Radio, Kiss Radio e Magic Radio, emissoras do grupo Bauer. Além da personalização do conteúdo, os anúncios são interativos e contam com comandos disponíveis aos ouvintes.
Fonte: Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/26918-amazon-echo-buds-fone-de-ouvido-com-alexa-pode-ser-mais-uma-oportunidade-para-o-radio-brasileiro