Com base em dados da Kantar e análises de especialistas, estudo abrange os principais direcionamentos do mercado
A consultoria Kantar divulgou os resultados da sua pesquisa ‘Tendências e Previsões de Mídia 2022’, que busca antecipar quais fatores afetarão a indústria de Mídia e Publicidade, impondo novos desafios para o Marketing. O estudo foi montado com base nos dados mais recentes da empresa, junto com análises de especialistas. O objetivo é orientar marcas, anunciantes e veículos no planejamento de seus negócios para o ano que vem.
De modo geral, os resultados obtidos apontam para grandes mudanças no cenário do setor relacionadas às transformações provocadas pela Covid-19. Alguns dos investimentos que o estudo propõe são em streamings de vídeo, mídia de performance e Marketing e a busca por uma abordagem diferente para o tratamento de dados. A remodelação do tipo comercial de mídia na internet e a compreensão do significado da vida na pandemia para as marcas também foram elencadas.
Streaming de vídeo
Em sua coleta de dados, a Kantar identificou que 65% dos consumidores assistem a duas ou mais horas de conteúdo de streaming pago diariamente. Este consumo se divide entre as plataformas, sendo que 54% das pessoas assistem pela televisão, 38% pelo smartphone, 7% usam o computador e 1% pelo tablet.
Ainda de acordo com a pesquisa, o mercado dessas transmissões está se tornando cada vez mais complexo e dinâmico, o que exige mais investimento na medição de audiência. As empresas precisam compreender de forma completa o comportamento do público, para produzir uma visão mais profunda do consumidor e do mercado. A previsão é de que o modelo de assinatura perca seu poder de impulsionar o crescimento a longo prazo, por isso, se torna necessário começar a pensar em um maior investimento no conteúdo. Outra tendência a se observar é a inclusão de mais espaço para o streaming de esportes e eSports.
Mídia de performance e Marketing
O estudo definiu a área como um ‘playground em expansão para marcas’, que durante a pandemia acabaram recorrendo às estratégias de mídia de performance para sobreviver. Por isso, a previsão para 2022 é que haja maior equilíbrio entre este setor e as ações de construção de marca. Acredita-se que será uma competição entre os formatos que se popularizaram mais recentemente, incluindo o social commerce nas redes sociais, os grandes varejistas que investiram na sofisticação das suas plataformas de comércio eletrônico e os metaversos que estão surgindo.
Tratamento dos dados
Outra alteração que vem pela frente é a mudança na visão dos anunciantes sobre os dados. Um levantamento da pesquisa concluiu que 64% acreditam que a qualidade é o fator da estratégia de dados que mais vai ganhar importância nos próximos anos. Enquanto outros 63% acham difícil gerar insights sobre atividade publicitária da concorrência.
Deste modo, a previsão é de que investir em estratégias de dados ambiciosas trará vantagens. O ano que vem representará uma urgência por esses índices dentro das empresas, que utilizarão o relacionamento com os consumidores para obter o máximo possível de informações e enriquecer seus planejamentos.
Remodelação da mídia on-line
De acordo com a pesquisa, 60% dos anunciantes afirmam que será necessário aprimorar seus próprios dados com outras fontes, 32% acreditam que não fará diferença, 6% acham que se tornará menos importante e 2% não sabem sobre o assunto. Outro dado demonstra que 78% dos anunciantes em grandes organizações planejam fortalecer as plataformas de dados que usam para entender e segmentar os seus consumidores.
O fim dos cookies, que sustentam o modelo gratuito da internet, também ditará as tendências e futuras soluções na reformulação do Marketing digital. Os anunciantes estão sendo obrigados a pensar mais sobre suas próprias estratégias de dados primários e como usá-los em conjunto com outras informações. A previsão é de que a substituição dos cookies não será uma solução única.
Mudanças na pandemia
As alterações que a pandemia causou no estilo de vida das pessoas também foram tema da pesquisa, visto que as marcas precisam se moldar de acordo com o cotidiano dos consumidores. A previsão da Kantar é que o investimento das empresas em dados, insights, pessoas e Marketing garantirá a sobrevivência.
Para conferir os dados completos da pesquisa, clique aqui.
Fonte: Coletiva.net