Marketing é uma área necessária para qualquer empresa que queira crescer. Inclusive empresas ligadas a áreas relacionadas à comunicação, como as rádios. As responsabilidades deste setor vão muito além de anunciar produtos e de enviar e-mails promocionais. Um bom marketing de conteúdo, por exemplo, é capaz de atrair novos ouvintes, fidelizar antigos e reposicionar a emissora no mercado. Já uma promoção bem feita, pode alavancar a audiência dos seus programas. Saiba mais sobre a importância de um bom marketing para sua rádio e conheça algumas das estratégias que podem ser usadas para aumentar o alcance da sua emissora e, consequentemente, atrair mais anunciantes:
As diversas funções do setor de marketing
O setor de marketing pode ter inúmeras funções na rádio: promover a marca, engajar ouvintes, organizar festas, fechar parcerias com produtores de shows, contatar potenciais anunciantes e trabalhar na construção da imagem da emissora são alguns exemplos. Com um bom planejamento, estratégias bem elaboradas e um bom conhecimento do público-alvo, o marketing é capaz de melhorar os resultados da rádio e de atrair melhores oportunidades financeiras. Conheça algumas estratégias de marketing importantes para as rádios:
Ações digitais
Ações digitais são essenciais para garantir uma emissora relevante e com boa audiência. É preciso ter perfis oficiais nas principais redes sociais, um site na internet e um blog para compartilhar conteúdos. Por meio destes canais, é possível interagir diretamente com o seu público, anunciar novidades na programação e divulgar ações promocionais para garantir um público mais engajado. Além disso, o marketing também pode usar os posts compartilhados para fortalecer a marca na internet e garantir uma reputação de confiança entre os ouvintes.
Metas de vendas
Também pode ser do marketing a responsabilidade de criar ações motivacionais para garantir mais espaços vendidos na programação da emissora. Um exemplo de estratégia de marketing que costuma funcionar bem, nesse caso, é a criação de metas de vendas. Quantos anúncios cada vendedor deve fechar para que a emissora tenha uma excelente lucratividade? Que benefício é oferecido para quem bate a meta mensal ou semestral?
Pacotes personalizados
Mais um exemplo de estratégia relacionada às vendas, é a criação de pacotes personalizados. Um anunciante tem necessidades diferentes de outro, certo? Por isso, é preciso oferecer diferentes alternativas de preços e formatos aos seus potenciais clientes. Para uma empresa pequena, por exemplo, pode ser mais adequado um espaço comercial em um programa com menos audiência e mais barato. Entender as diferentes necessidades dos anunciantes e oferecer opções adequadas para todos eles é mais um dos trabalhos do marketing.
Pós-vendas
Garantir um bom relacionamento com o cliente é mais uma das tarefas deste setor. O pós-vendas, por exemplo, é uma estratégia utilizada para garantir a satisfação do anunciante e para receber alguns feedbacks que possam ser utilizados para aprimorar os serviços oferecidos pela emissora. Mostrar ao cliente que a rádio se preocupa com ele é uma ação essencial para conquistar o engajamento do anunciante.
Fonte: Cadena