Anda achando suas ações promocionais repetitivas? Seus anunciantes buscam “algo a mais” e você não sabe como atender? Então, continue lendo este texto e veja 20 sugestões de ações promocionais para lojas que sua rádio pode promover.
Com tantas transformações comerciais, é comum o rádio sentir que precisa fazer algo diferente para impressionar ouvintes e anunciantes. Isso fica ainda mais evidente quando encaramos sorteios e concursos culturais. Ser criativo parece um desafio constante e, para muitos, um obstáculo.
Entretanto, as emissoras podem sim gerar maior engajamento da audiência e satisfazer anunciantes realizando ações promocionais para lojas diferenciadas e que podem gerar ainda mais resultados. E olha que muitas das dicas que trazemos abaixo podem ser realizadas com qualquer tamanho de equipe e estrutura da rádio. Confira:
Responda a tempo e ganhe
Muitas ideias de ações promocionais para lojas que você verá aqui irão unir participações em programas e ganho de prêmios. Isso acaba sendo extremamente vantajoso ao anunciante, porque ele passa a ter menções durante programas e não apenas nos comerciais.
E, claro, não se esqueça de promover essas ações promocionais para lojas fazendo o cadastro de ouvintes através do Cadena Online. Assim, você não perde dados da sua audiência e pode automatizar e organizar de forma mais efetiva suas promoções. Clique aqui e saiba como o Cadena Online pode ajudar sua rádio!
Na sugestão deste tópico, a ideia é que sua rádio promova game shows, com perguntas que devem ser respondidas em um espaço de tempo definido. Além de perguntas abertas, você pode promover uma espécie de stop, também conhecido como adedonha.
Nossa dica é criar algum jingle de abertura para o jogo, citando a marca patrocinadora e pensar questões com temas correlacionados ao anunciante em questão. Por exemplo, se for uma loja de cosméticos, pergunte ao seu ouvinte qual tom determinada cantora pintou o cabelo.
Código Secreto com nomes de produtos da loja
Sabe quando um anunciante precisa sentir a vinda de clientes pedindo produtos específicos? Além do testemunhal, uma forma prática de criar um consciente coletivo dos ouvintes é através de senhas premiadas/códigos secretos.
Para um determinado ouvinte concorrer a algum prêmio, ele precisa anotar ao longo da programação, nas redes sociais ou em outros canais, palavras-chaves que dão direito a participar de um sorteio.
O ideal é criar esses códigos com o nome de produtos que seu anunciante comercializa. Pense, por exemplo, se seu anunciante é uma loja de materiais de construção, você pode criar senhas com nomes de mercadorias que ela vende.
Verdadeiro ou Falso
Game tradicional do meio, o verdadeiro ou falso pode ser usado como estratégia comercial com curiosidades relacionadas ao nicho de mercado da empresa anunciante.
Por exemplo, se for uma loja de roupas íntimas que está dando um prêmio para quem acertar mais ao longo de um programa, traga questões que poucos sabem sobre o tema.
Ligação/Visita Surpresa
Ao invés de se cadastrar para participar de um sorteio, seu ouvinte fornece informações para receber uma ligação e/ou visita surpresa.
A ideia é que essa pessoa seja surpreendida, em um momento inesperado, recebendo o contato da rádio. É claro que a emissora pode usar isso a seu favor e fazer com que a audiência permaneça ouvindo por mais tempo, para não perder a oportunidade de ganhar algo ao atender um telefonema ou receber alguém da emissora.
Nessa ligação ou visita, o ouvinte pode ganhar algo se, simplesmente, conseguir atender a rádio. Ou, ainda, ao atender uma ligação ou abrir a porta de sua casa, o ouvinte precisa falar uma frase específica, do tipo: “Olá, Rádio Cadena e Loja de Biju” . Por aqui, gostamos bastante dessas frases premiadas. E, você, o que acha?
Encontre e Ganhe
Seguindo a ideia de se cadastrar para receber a visita da rádio, um game que gera muito engajamento é o encontre e ganhe. Ele pode ser facilmente realizado quando alguém da emissora visita um ouvinte e realiza diferentes dinâmicas na casa dessa pessoa.
Nossa dica é que você aproveite essa oportunidade para fortalecer seus canais digitais com lives. Aproveite para comercializar esse espaço online para seu anunciante em conjunto com o prêmio que ele vai ganhar ao encontrar determinados objetos. O ideal é que se tenham alguns presentes dependendo da quantidade de acertos.
E, claro, pense nessas buscas com objetos que sejam comercializados pela loja anunciante.
Descubra o que é
Essa sugestão de ação promocional para lojas também segue a linha de que o ouvinte precisa responder para ganhar um prêmio. Sua rádio pode trazer dicas sobre algo que deva ser descoberto durante a programação, em posts de redes sociais ou banners no seu aplicativo. Nossa dica é que seus ouvintes cadastrem suas respostas e, ao final da promoção, sua rádio sorteie algum prêmio entre aqueles que acertaram ou forneça cupons de descontos.
Claro que o prêmio deve ser relativo ao anunciante e não custa nada pensar o que deve ser descoberto a partir de algo que tenha a ver com o foco da loja!
Dica na Loja
Seu anunciante chega na sua rádio dizendo que precisa de clientes vindo ao seu estabelecimento comercial. Ele busca movimento e resultado palpável. Afinal, como promover isso?
Uma excelente sugestão é criar uma promoção em que seu ouvinte precisa ir até a loja para saber a senha premiada. É uma grande oportunidade de gerar um maior fluxo de pessoas no espaço comercial e, quem sabe, uma possível venda, afinal, o ouvinte estará pessoalmente na loja.
Acumule e Troque
Já falamos em alguns textos aqui do nosso blog sobre a grande tendência para as rádios de possuírem um sistema de pontuação para os ouvintes. Caso você queira saber como viabilizar esse sistema na sua emissora, fale conosco!
Na prática, sua audiência terá a oportunidade de ir juntando pontos para trocar por brindes, conteúdos exclusivos ou até mesmo cupons de desconto para usar no seu anunciante. O benefício do sistema de pontos é a oportunidade de gerar o engajamento dos ouvintes na sua emissora. Esse acúmulo de pontos pode ser a partir do maior número de participações em promoções, vídeos assistidos, podcasts ouvidos e por aí vai.
Adivinhe onde será a nova loja
Sabe quando chega uma empresa nova na cidade? Ou um anunciante atual decide expandir e abrir outro espaço comercial na cidade? Uma grande ideia de ação promocional para lojas é descobrir onde será inaugurado o novo estabelecimento do anunciante.
Isso pode ocorrer de diferentes formas. Seja com o cadastro dos ouvintes para participar ao vivo da programação; post em redes sociais com foto do possível local de inauguração e o cadastro para participar da promoção; cadastro com resposta e sorteio entre os que acertaram o novo endereço; cupom de desconto para todos que se cadastraram e responderam corretamente e por aí vai.
Nossa sugestão é pensar um prêmio que leve o maior número de pessoas para a inauguração. Cupons de descontos ou premiar todos que acertaram são excelentes opções!
Sua Opinião Vale um Prêmio
Não é raro nossos anunciantes nos buscarem com dúvidas e dificuldades de entender o comportamento do mercado e de seus potenciais clientes. Sejam questões pessoais, como gosto e interesse, ou aspectos empresariais, como o que vender e onde instalar uma nova loja. Uma excelente alternativa para sua rádio é criar cadastros com formulários inteligentes questionando seus ouvintes com questões-chaves para seus anunciantes.
Nossa dica é premiar automaticamente todos os participantes que se cadastrarem e responderem a pergunta de interesse do seu cliente. Pode ser um pequeno brinde ou um cupom de desconto. É claro, que quando mencionamos esse pequeno brinde, temos em mente que, ao final, sua emissora fará um sorteio maior entre todos aqueles que deram suas respostas sobre o assunto questionado.
Entretanto, se não for possível, o desconto para todos que participaram já é um excelente benefício!
Prêmio para Você e um Amigo
Sabe quando a loja está tendo dificuldade de gerar o Marketing Boca a Boca? Pense em prêmios 1 + 1, baseados na indicação. Além de você poder utilizar ferramentas, como o Cadena Online, que oportunizem o compartilhamento e aumento de chances de ganhar, construa com seus anunciantes premiações conjuntas em que não apenas o ganhador é presenteado.
Esses prêmios podem ser através de sorteios simples, cupons de descontos e por aí vai. Entenda o melhor caminho para sua emissora pôr em prática e conquistar mais resultados para seus anunciantes!
Concurso de Legendas
“Meu anunciante quer promoção em rede social, mas não consigo mensurar resultados qualitativos ou ter a certeza de que quem participa é, de fato, ouvinte da minha rádio.” Essa demanda é extremamente comum entre os clientes da Cadena. Isso porque, os sorteios em redes sociais têm por trás a dificuldade de construir uma base de dados dos ouvintes ou de engajar verdadeiros potenciais clientes do anunciante.
Nossa dica é que você promova o sorteio envolvendo as redes sociais, mas indo além do “curta, comente e marque um amigo”. Ao invés de postar uma foto no feed da rádio estimulando as interações nos comentários, envolva seu ouvinte a fazer mais. Para participar, ele terá que publicar uma foto no Instagram, seguir e marcar a loja e a rádio e escrever uma legenda de acordo com as instruções da promoção. Ah, e claro, não se esqueça de solicitar que o ouvinte se cadastre e envie o link da publicação. Assim, será mais fácil rastrear todos que participaram!
Pense o conteúdo dessa legenda de acordo com o nicho de atuação do seu anunciante. Por exemplo, se for uma loja de chocolates, peça para seus ouvintes fazerem legendas contando qual sentimento o chocolate traz para suas vidas.
A escolha do ganhador pode ser feita através de voto popular, foto com maior número de interações ou um sorteio entre todos que participaram e seguiram a regra de postar uma foto com legenda sobre o tema solicitado.
Descubra quantas camisetas tem na arara
Quem não gosta de adivinhar coisas? Essa ideia de ação promocional para lojas é extremamente interativa e divertida. Como o título já diz, nossa sugestão é utilizar uma arara/cabideiro e pendurar o máximo possível de camisetas. Ganha quem descobrir quantas camisetas estão ali.
Você pode promover essa promoção publicando um post em rede social, com uma foto da arara com as camisetas, e solicitar que seus ouvintes se cadastrem para participar ao vivo da sua programação e responder quantas camisetas tem na arara.
Curiosidades sobre o Anunciante
Que tal estimular seus ouvintes a saberem mais sobre suas lojas anunciantes? Você pode fazer uma ação promocional incluindo no cadastro questões curiosas que poucos sabem. Como, por exemplo:
- História de fundação da loja
- Características dos produtos vendidos
- Lançamentos
- Conhecimento geral sobre o setor de atuação
Um exemplo prático é quando uma livraria precisa realizar uma ação promocional focada em um livro que esteja sendo lançado ou que precisa desafogar nas vendas. Ou uma loja de brinquedos antiga pode fazer um quiz sobre quando foi fundada, brinquedos já comercializados e fatos históricos sobre a cidade no tempo em que foi construída.
Vista a camisa
Seu anunciante quer visibilidade e mais pessoas falando sobre sua loja. Por que não pensar uma ação promocional na linha de “vista a camisa”? Esse tipo de promoção funciona bem com lojas maiores em que existe uma boa adesão de compras entre a população.
Nossa sugestão é que seu ouvinte precise mostrar como usa o produto do anunciante ou produtos que já adquiriu na loja. Essa amostragem pode ser feita por meio de redes sociais, marcando o anunciante e a rádio e escrevendo na legenda como os produtos vendidos pela loja são importantes para sua vida. Ou, ainda, em uma participação ao vivo em algum programa da emissora, falando sobre os benefícios do que a loja vende.
Download para Ganhar
Aplicativos viraram rotina de diferentes empresas. Quando vamos para as lojas, isso é ainda mais perceptível. Entretanto, estimular o download de aplicativos pode ser um desafio para muitos empresários.
Uma boa ideia de ação promocional para lojas é condicionar a participação em sorteios a partir do download do novo aplicativo do seu anunciante. Hoje, com o Cadena Online, sua rádio pode restringir participações a partir de um determinado canal, como aplicativo.
É simples, rápido e prático. Basicamente, sua rádio gera um link exclusivo para sua promoção e ele é inserido no aplicativo do seu anunciante. Ou seja, seu ouvinte para participar da sua promoção, terá que baixar, necessariamente, o aplicativo para se cadastrar na ação em questão.
Seu anunciante conseguirá sentir seus downloads aumentando e por que vale a pena investir na sua rádio!
Datas comemorativas
Não podemos deixar de mencionar a importância que as datas comemorativas têm para as rádios. Dia das mães, dos pais, dos namorados, aniversários dos anunciantes e por aí vai. São diversas opções ao longo do ano para gerar engajamento e vender mais espaços comerciais na sua emissora.
Nossa sugestão é tornar essa promoção o mais atrativa possível, tanto na criatividade nas participações, como também nos prêmios. Essas promoções especiais podem conter prêmios maiores ou específicos para facilitar a possibilidade de compra da sua audiência.
A história por trás de um look
Nossas roupas trazem lembranças inesquecíveis. Seja a roupa que usamos no nosso primeiro beijo, quando fomos pedidos em casamento, no nosso primeiro dia de faculdade ou uma roupa que não sai do nosso guarda-roupa por algum motivo especial.
Estimule seus ouvintes a compartilharem esses registros nas redes sociais ou apenas enviarem via WhatsApp para a rádio. Ao fazerem isso, eles recebem um link para se cadastrar e concorrer no sorteio da sua emissora.
Sua rádio pode aproveitar essas histórias na sua programação e canais digitais ou também pode criar algum tipo de parceria com o anunciante para ele também poder publicar essas histórias, sempre deixando claro ao seu ouvinte que isso poderá ser feito.
Você escolhe seu prêmio
Quando a loja trabalha com diferentes públicos, muitas vezes é difícil pensar em um único prêmio. Isso porque ela busca ampliar a percepção do mercado sobre como a loja atende pessoas diversas.
Se sua rádio passa por situações como essa, procure fazer sorteios com diferentes combos de presentes, abrangendo os diversos clientes que a loja atende. O ouvinte, ao se cadastrar, terá que escolher qual prêmio quer ganhar. Assim, você será mais assertivo nos sorteios e, ainda, poderá fazer mais de um sorteio, afinal, existem mais de um prêmio.
Combine anunciantes
Na mesma linha dos combos, kits e pacotes, uma sugestão que sua rádio precisa sempre ter na manga são os prêmios conjuntos. Seja um pacote de um mesmo anunciante, ou combinando mais de um anunciante da sua rádio.
Claro, procure analisar com essas empresas se existe alguma restrição dessa combinação. Mas, falando em questão comercial, é sempre interessante essas parcerias que geram uma reputação boa entre os consumidores.
Nossa sugestão é que você pense pacotes envolvendo um presente e uma experiência. Por exemplo: um voucher de desconto para comprar roupa em uma loja e um jantar romântico em um restaurante.
Fonte: Cadena Sistemas