O ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que acredita que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já tenham a rede da tecnologia 5G implantada até dezembro. O 5G deverá impulsionar todo consumo de serviços digitais, passando por aí o interesse do meio rádio, que já experimenta um crescimento de sua atuação on-line.
Em entrevista à 96 FM 96.7 de Natal nesta terça-feira (24), o ministro disse que as operadoras já estão com produtos em estoque para implementar a tecnologia, logo após o fechamento do leilão. A obrigação de viabilizar uma rede privativa de comunicação para o governo federal é um dos entraves ao processo.
O edital do leilão do 5G está no Tribunal de Contas da União (TCU) e está previsto para ser votado nesta quarta-feira (25). A medida já esteve na pauta da reunião do tribunal na semana passada, quando houve pedido de vistas do ministro Aroldo Cedraz. Mesmo assim, o processo não deve ser novamente adiado, após manobra inédita na corte.
A área técnica do TCU havia recomendado a não aprovação, devido às exigências do documento, como construção de rede privativa para o governo federal. Também há um receio do setor quanto ao custo de implantação devido a esses pontos, o que poderia impactar no preço final do serviço para a população.
Outra discussão é sobre como as operadoras irão comprar ou contratar para habilitar o sinal 5G. A previsão de Fabio Faria, ministro das Comunicações, é de que as capitais contem com o 5G em um ano, mas o processo descrito é de longo prazo, com etapas até 2029. A aprovação prévia do TCU ocorrida na semana passada deverá manter as datas previstas.
O 5G é fundamental para a chamada “economia 4.0”, revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.
Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).
Fonte: Tudorádio