Os veículos e plataformas digitais alteraram a forma como anunciantes e agências compras espaços publicitários ao apresentarem novas métricas e formatos para a inserção de anúncios de forma mais ágil e dinâmica. Para tentar levar ao meio tradicional a lógica e as vantagens do digital, a Vértice Tecnologia, empresa que atua há 30 anos no desenvolvimento de soluções, desenvolveu a PI Market, plataforma que se propõe a ser um marketplace de compra de mídia para os meios off-line.
A ideia surgiu da própria observação da diferença no sistema de negociações de espaços na mídia digital do ambiente tradicional. “Percebemos que, em comparação com as facilidades da mídia digital, o meio off-line acabou ficando um pouco para trás em relação à compra de mídia. É muito fácil, para um anunciante ou uma agência, fazer a compra de um espaço de mídia no ambiente digital. Nossa ideia foi levar essa facilidade para o ambiente da mídia tradicional, em uma plataforma única”, resume Marcos Fiore, fundador e presidente da Vértice Tecnologia.
A PI Market pretende se posicionar como um canal agregador do inventário de diferentes veículos, desde emissoras de TV e rádio até jornais e empresas de out-of-home. Ao disponibilizar suas opções de espaços publicitários na plataforma, os clientes ganham, na visão da empresa, uma oportunidade maior de gerar negócios. “A ideia não é substituir as áreas comerciais dos anunciantes e nem das agências, mas sim auxiliar o processo de compra de mídia que, muitas vezes, é bastante difícil ainda mais em um cenário tão fragmentado”, reforça Marcos Amazonas, consultor do projeto da Vértice Tecnologia.
A negociação dos espaços publicitários pode ser feita diretamente pela plataforma e a aprovação final do negócio dependerá da área comercial do veículo. Pelo sistema da empresa também é possível fazer previsões de alcance de audiência e monitorar o desempenho dos anúncios. Os profissionais explicam que, para os veículos que desejarem fazer parte da PI Market, não há custos. A plataforma é monetizada com comissões, que são cobradas dos anunciantes, quando a compra de espaços de mídia for, de fato, efetivada.
De acordo com Marcos Amazonas, a nova solução tende a auxiliar, sobretudo, os anunciantes, agências e veículos regionais, que muitas vezes encontram dificuldades para fazer veiculações publicitárias nos meios tradicionais de forma simplificada. “Esse é uma plataforma que pode também beneficiar os pequenos anunciantes, que muitas vezes desconhecem os caminhos para veicular nos meios tradicionais e, com isso, deixam de aproveitar oportunidades de expandir seus negócios”, frisa. Fiore complementa que a PI Market já fechou parceria com alguns veículos de comunicação e que, nessa fase inicial, a meta é expandir a base dos parceiros para que os anunciantes e agências encontrem mais opções de negociação.
Fonte: Meio&Mensagem