O áudio digital deverá percorrer o mesmo caminho de plataformas como portais de internet e aplicativos em dispositivos móveis: crescer na veiculação de anúncios programáticos. Essa afirmação é baseada na fala de uma diretora da Triton Digital durante um evento na semana passada. Stephanie Donovan relatou que aumentou o consumo de streaming e isso também tem ampliado as impressões de anúncios, com base na rede gerida pela empresa canadense. O avanço nesse formato de publicidade também está atrelado a um maior interesse dos compradores de mídia.
A fala de Stephanie Donovan, vice-presidente Sênior da Triton Digital, ocorreu no RAIN Global Business Summit. A executiva disse que há um aumento no CPMs e receita para os geradores de conteúdo (como rádios). E as impressões de anúncios digitais, que dependem de um maior consumo desse formato de mídia, também estão avançando de forma “dramática”.
“Também vemos novos compradores chegando ao espaço. Temos grandes compradores, mas também vemos anunciantes como a Procter & Gamble comprando por meios programáticos para tornar suas operações mais eficientes. Quanto mais oportunidades tivermos para expandir a proposta de valor do áudio digital para esses compradores, aumentará ainda mais a oportunidade de crescimento programático”, afirma Donovan, conforme destaque dado pelo portal norte-americano Inside Radio.
Além de um maior consumo de áudio digital, este acelerado pela pandemia da covid-19, também houve um aumento na quantidade de inventário que os editores estavam disponibilizando para venda em plataformas programáticas, impactando na quantidade de compras programáticas. Ou seja, mais geradores de conteúdo, como emissoras de rádio, passaram a contar com esse formato de publicidade em sua entrega digital.
Stephanie destaca também que o aumento no consumo de áudio via dispositivos como smart speakers também ajudaram no avanço desse tipo de publicidade digital. E a executiva também destacou que mais agências diretas estão procurando comprar seus anúncios de áudio digital por meio de uma plataforma automatizada. “Eu realmente acredito que o áudio programático está abrindo novos orçamentos para áudio e acho que há uma oportunidade importante para o áudio continuar a crescer”, afirma Donovan.
Em sua fala, Donovan também destacou que um dos objetivos principais do setor é “a educação de agências e compradores” para essa modalidade de publicidade, mesmo com o áudio digital não sendo mais uma novidade. A executiva afirma que é necessário expandir as propostas de valor em relação ao vídeo online, display e outros formatos que os profissionais de marketing já vêm comprando há anos.