Como já era esperado, a produção de podcasts está em ritmo acelerado, aquecendo ainda mais o áudio digital em todo o planeta. E para se ter uma ideia da expansão, o ano de 2021 já contou com mais podcasts novos produzidos e lançados do que todo o volume registrado em 2019. E o Brasil tem um destaque importante nessa produção: o país já é o segundo no ranking de origem dos podcasts. O Estados Unidos lidera a lista, mercado este que conta com os grupos de rádios como grandes produtores e distribuidores desse formato de áudio.
O levantamento é feito pela plataforma Listen Notes, esta que é um buscador global de podcasts. O relatório aponta que, até julho deste ano, mais de 513 mil novos podcasts foram criados em 2021. Para se ter uma ideia desse volume, o ano de 2019 (pré-pandemia do novo coronavírus) contou com 335 mil novos podcasts criados em todo o planeta.
Há uma ressalva sobre 2020, ano impactado pelo início da pandemia do novo coronavírus e período onde essa fase foi mais aguda em países como Estados Unidos e também no continente europeu. Segundo o Listen Notes, foram criados um pouco mais de 1 milhão de novos podcasts no ano passado.
Novamente sobre 2021, o Listen Notes aponta que este ano já está alcançando 2018 em número de episódios: 16 milhões em comparação com 18 milhões. E o universo total (podverso) desse formato de áudio é de 2.5 milhões de programas e 190 milhões de episódios.