A publicação norte-americana Radio World lançou mais uma edição de seu e-book, que sempre reúne os temas considerados mais urgentes para a indústria de rádio. Com o streaming como foco principal, o guia destaca uma conversa com Pierre Bouvard, nome que costuma aparecer com frequência aqui no tudoradio.com pelas análises feitas pelo executivo da Westwood One. Com o título “streaming é o novo FM”, a conversa indica que daqui alguns anos as escutas de rádio nos Estados Unidos poderão ocorrer via áudio on-line. A publicação visa orientar a indústria sobre as possibilidades e as vantagens para o setor com o crescimento do streaming e outros formatos digitais.
Sem adotar um tom alarmista, Pierre destaca que o crescimento do streaming de rádio passa direto pelas smart speakers (as caixas de som inteligentes, como Amazon Alexa, Google Home ou a Home Pod, via Siri). E com o avanço desses dispositivos, as escutas de rádio via streaming saltaram de 5% do total do consumo para uma média de 15% para o público entre 25 e 54 anos.
Bouvard destaca que as rádios e os anunciantes já podem pensar em estratégias comerciais de 85% para o dial terrestre e 15% para o streaming / áudio digital. E o campo para avançar nessa frente das smart speakers é grande, pois Pierre destaca que muitos norte-americanos ainda não sabem da possibilidade de ouvir suas estações através desses dispositivos. Essa divulgação tem sido intensificada pelas emissoras.
Pierre também destaca que, se analisada as curvas ano após ano da pesquisa Techsurvey (Jacobs Media), esta que mede os fluxos de audiência, é possível que em 5 ou 10 anos o “share” entre o dial FM e o streaming sejam invertidos na composição de consumo de rádio. E isso aconteceu entre o AM e o FM a partir da década de 80, conforme lembra o executivo. Detalhe: Pierre também destaca que a audiência de rádio via streaming já conta com um volume superior ao consumo de rádio AM nos Estados Unidos.
Questionado sobre outros serviços de streaming, como os de música, Pierre é taxativo ao afirmar a força do rádio no digital. “Curiosamente, se você olhar para os dados da “Share of Ear” o streaming AM / FM é maior do que Pandora e AM / FM streaming é maior do que o Spotify. Isso fala por si”, diz Bouvard, lembrando da pesquisa anual realizada pela Edison Research em conjunto com a Triton Digital. Pierre também afirma que esse tipo de informação está chegando ao mercado, principalmente pela movimentação feita de grandes grupos, como a Audacy (que deixou de ser Entercom) e iHeartMedia.
Em outra entrevista do e-book, Fred Jacobs, presidente e fundador da empresa de consultoria Jacobs Media Strategies, afirma que o streaming já provou sua proposição de valor no mercado e que as estações devem tratar essa forma de entrega de áudio ao vivo como um ativo essencial. E faz um apelo para as estações: “Lembre-se estrategicamente o público sobre as maneiras diferentes que eles podem ouvir sua estação, onde quer que estejam”.