Acontece nesta sexta-feira (7) a cerimônia de oficialização do ato que autoriza o uso da faixa FM estendida, processo este que viabilizará a migração AM-FM nos grandes centros do país. A expectativa é de que dez emissoras sejam autorizadas neste primeiro momento, em caráter científico. Na solenidade, que será realizada no Ministério das Comunicações (MCom), o ministro Fábio Faria também assinou a portaria relacionada à presença de chip FM ativado em smartphones. A assinatura do ato do eFM está marcada para às 11h. Já a portaria sobre o FM no celular poderá ser publicada a partir de hoje (5).
Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, emissoras como Rádio Capital AM 1040 de São Paulo, Rádio Cultura Brasil AM 1200, Rádio Jornal AM 780 do Recife e Rádio Banda B AM 550 de Curitiba serão autorizadas a operar de forma experimental na faixa. Segundo o que apurou o portal, as autorizações das estações Rádio Capital e Cultura Brasil já contam com ato de fins científicos.
Ainda conforme apuração do tudoradio.com, estações ligadas à EBC devem ampliar essa lista. A ASSERPE também noticiou que o ato contará com 10 rádios autorizadas para operarem em eFM a partir desta sexta (7).
Portaria do chip FM em celulares
Ontem (4), Fábio Faria apresentou um balanço das ações e programas adotados pelo ministério. Também houve a publicação de portarias relacionadas ao rádio e a TV aberta. Segundo um comunicado emitido pela ABERT, a obrigatoriedade do chip FM ativado em celulares produzidos e comercializados no Brasil está entre as novidades previstas nas portarias.
“Assinamos hoje uma portaria sobre FM nos celulares, pleito antigo do setor de radiodifusão. Cerca de 90% dos celulares do Brasil têm o rádio, mas em parte deles o recurso não está ativado. A portaria assegura que a funcionalidade não seja bloqueada e não gera nenhum custo adicional para as empresas. Com essa ligação, nós teremos condições de levar informações para todos os brasileiros. É uma ação voltada principalmente para quem vive em zonas mais remotas”, destacou o ministro das comunicações Fábio Faria, em nota enviada à imprensa.
No comunicado emitido ontem (4) pela ABERT sobre a reunião com o MCom, Flávio Lara Resende (presidente da associação) afirma que a portaria com diretrizes para a ativação do chip FM “materializa o compromisso assumido pelo ministro Fábio Faria com o rádio brasileiro, de disponibilizar ao ouvinte a programação das emissoras na palma da mão, com informação, cultura, serviços e entretenimento, de forma gratuita”.
Segundo levantamento da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) referente ao ano de 2019, 83% dos modelos de aparelhos celulares produzidos no país já possuíam receptor de Rádio FM integrado. Com a nova medida assinada por Faria, os smartphones que ainda não tinham o chip ativado serão habilitados.
“O rádio é o meio de informação mais rápido e próximo da população. Seja nas grandes ou pequenas cidades do país, ele informa, entretém e presta serviços com qualidade e responsabilidade social”, destaca o secretário de radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.
A Semana Nacional das Comunicações, realizada pelo MCom, conta com uma série de iniciativas relacionadas ao setor, como o Digital Day (de 5 a 7 de maio, relacionado à implantação da tecnologia 5G), Wi-Fi Brasil, Digitaliza Brasil e a migração das AMs para a faixa FM.
Acompanhe as migrantes em eFM a partir do dia 7 (lista em atualização):
Rádio Capital AM 1040 de São Paulo -> 77.5 FM
Rádio Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo -> 77.9 FM
Rádio Jornal AM 780 do Recife -> 76.1 FM
Rádio Banda B AM 550 de Curitiba -> 79.1 FM (a partir do dia 21)
Fonte: Tudorádio