A estreia oficial da faixa FM estendida no Brasil, que vai de 76.1 FM até 87.3 FM, foi remarcada para o próximo dia 7. Segundo o que apurou o tudoradio.com, a intenção do MCom (Ministério das Comunicações) é fechar a Semana Nacional da Comunicação com essa novidade da migração AM-FM. Haverá uma programação especial envolvendo o ministério e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o início dessa importante etapa do processo de migração AM-FM no Brasil. A extensão da faixa FM serve para acomodar as estações migrantes AMs em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Uma nova consulta pública também foi emitida.
Até o fechamento deste texto, estão confirmadas as atuais Rádio Capital AM 1040 de São Paulo, Rádio Jornal AM 780 do Recife e Rádio Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo para iniciarem as transmissões em caráter científico (inicialmente de menor potência de operação). Esse processo será o ponto de partida do processo definitivo de uso da nova faixa. As emissoras envolvidas já anunciaram a novidade para as suas respectivas audiências.
Outra novidade é a presença da Rádio Banda B AM 550 de Curitiba nesta lista de emissoras com autorização em caráter científico. Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a estação está aguardando o envio dos equipamentos para montar a sua estrutura de FM. A previsão é que a transmissão em 79.3 FM seja iniciada no dia 21.
A Cultura Brasil, que chegou a fazer reportagens especiais e campanhas na TV Cultura sobre a sua operação em 77.9 FM a partir do dia 5, já atualizou as suas peças para iniciar o dia 7 como o início oficial das transmissões em São Paulo.
Campanha da Rádio Cultura Brasil sobre a ida para 77.9 FM. Inicialmente a campanha indicava o dia 5
Já a Rádio Capital, a primeira a anunciar publicamente o uso da faixa FM estendida através de uma entrevista que contou com a Anatel, também confirmou ao tudoradio.com a atualização da data de início das transmissões oficiais para o dia 7. A Rádio Capital vai operar em 77.5 FM. Na quinta-feira a rádio também detalhou mais sobre a ida para o FM.
No Recife, a Rádio Jornal também está com sua estrutura de transmissão finalizada, à exemplo das rádios paulistas. A emissora finalizou a montagem de sua antena na semana passada e irá operar em 76.1 FM.
Nova consulta pública da migração AM-FM
Na sexta-feira (30) foi publicada mais uma consulta pública de canais que envolve a migração AM-FM. Na listagem estão frequências de São Paulo, Sorocaba, Limeira, entre outras cidades do interior paulista e também gaúcho.
A consulta pública de número 19 também conta com outras mudanças técnicas em FMs que já estão no ar, além de outros serviços de radiodifusão. A data da consulta é do último dia 27 e a Anatel já conta com contribuições sobre as propostas através do link a seguir (onde também estão descritos os canais e as alterações técnicas pretendidas): clique aqui para ter acesso
O FM estendido
A primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o início do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos.
Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país.
Fonte: Tudorádio