Analistas da eMarketer divulgaram um levantamento que mostra que a receita de anúncios de podcast crescerá mais rápido este ano do que a previsão inicial. Segundo o estudo, a perspectiva de arrecadação da receita de anúncios na plataforma de áudio digital deve atingir a cifra de US$ 1,33 bilhão em 2021. A iHeartMedia deve embolsar a maior parte do bolo publicitário.
Em depoimento feito ao Inside Radio, o analista da eMarketer, Mariel Soto Reyes explicou como o estudo chegou aos novos números. “Atualizamos nossas estimativas de crescimento devido ao aumento de 36,8% nos gastos com publicidade durante 2020, que será seguido por um crescimento de 38,7% neste ano e 31,1% em 2022. Anteriormente, esperávamos um crescimento de 10,4% em 2020”, observou.
O analista também ressaltou que a publicidade em podcast se recuperou mais rapidamente do que o que foi previsto em 2020 nos Estados Unidos. Desde então, o número de audiência continuou a subir e a audição de podcast passou a ser mais comum. Ele disse, ainda, que o investimento feito por empresas como Spotify, Amazon e iHeartMedia em conteúdo e tecnologia de anúncios também está ajudando a atrair mais profissionais de marketing.
O estudo também prevê que Apple e Spotify podem ter maior divulgação, mas o levantamento da eMarketer estima que a iHeartMedia terá maior fatia do investimento. “Estimamos que a iHeartMedia, que no ano passado gerou mais receitas de anúncios de podcast do que qualquer outra empresa que rastreamos, ainda representou apenas 10% dos gastos totais com anúncios de podcast nos EUA em 2020, com o restante distribuído por vários criadores, editores e plataformas”, disse Reyes.
Produção de podcasts registra aumento
O tudoradio.com publicou um levantamento da Podnews, que apontou um forte ritmo de novos podcasts em 2020. Segundo o relatório, foram mais de 885 mil novas produções, o que dá uma média próxima de dois novos podcasts por minuto. E o rádio teve uma participação fundamental nesse avanço, contando com os dois maiores grupos de estações nos Estados Unidos entre os maiores produtores nesse formato de áudio. Também é destaque o desempenho da língua portuguesa, que obteve um avanço de 7.8 vezes em novas produções entre os anos de 2019 e 2020.
Em outro estudo realizado com base no mercado dos Estados Unidos, analistas da empresa de pesquisa de mídia eMarketer prevêem que os gastos com anúncios em serviços de áudio digital chegarão a US$ 5,59 bilhões em 2021, que resultam os 16% apontados na manchete. Em 2020 o avanço foi de 7.5% e em 2019 foi de 10.9%. “Será uma aceleração do crescimento”, afirma Peter Vahle, analista de previsão da eMarketer.