Conforme noticiado na semana passada pelo tudoradio.com, o The Infinite Dial, estudo especial que mapeia o consumo de áudio nos Estados Unidos, teve a sua versão 2021 lançada pelas empresas Edison Research e Triton Digital. Em um dos recortes de maior interesse para o meio, foi constatado que o rádio mantém a ampla liderança no consumo de mídia em automóveis, apesar das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus. O The Infinite Dial 2021 também mostrou a evolução de dispositivos como smartphones, smart speakers e o consumo de podcasts.
Antes de considerar o alcance de cada plataforma de áudio em automóveis e similares, John Rosso (Triton Digital) e Tom Webster (Edison Research), que apresentaram o The Infinite Dial 2021, destacaram as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus no mercado norte-americano. Com a impossibilidade de se manter os deslocamentos rotineiros, o número de pessoas que dirigiam ou andavam em um carro no último mês, de 87% em 2020 para 83% este ano.
Para se ter uma ideia dessa queda, o uso de automóveis estava em alta desde a década de 80. E ainda não se sabe como será o comportamento da população em 2021, ano que há um forte processo de vacinação contra a covid-19 nos Estados Unidos, fato que pode acelerar a volta do cenário pré-pandemia.
Liderança do rádio
Praticamente todos os formatos de mídia sofreram alguma mudança em seu volume de consumo nos veículos em 2021 e com o rádio não foi diferente: após uma estabilidade em 2019 e 2020, quando contou com a audiência de 81% da população que dirige ou andou de carro, o meio registrou 75% em 2020. Porém, esse número mantém a ampla liderança do rádio AM/FM entre todos os formatos de áudio consumidos em automóveis e/ou similares.
Vale recordar que o levantamento anterior, relacionado à pesquisa de 2020, ainda considerava um período pré-pandemia do novo coronavírus. E a liderança de 75% não considera a audiência de conteúdos de rádio distribuídos em formatos on-line (ou seja, não é relativa ao streaming ou a podcasts gerados por emissoras de rádio).
O levantamento também mostra que o rádio via satélite (SiriusXM) diminuiu mais significativamente, de 24% para 21%, resultando uma retração de 13% no consumo. Já música digital própria e áudio on-line estavam estáveis em 48% e 33%, respectivamente. E quem apresentou avanço mesmo com a pandemia foi o consumo de podcast, indo de 28% para 30%, sendo o único formato com crescimento nos veículos durante o período pandêmico.
Crescimento do Infoentretenimento e o consumo de áudio on-line nos carros
O infoentretenimento, que é o sistema de mídia embarcado nos veículos e que conta com certa conectividade com a internet, tem avançado nos Estados Unidos. Em 2021, 20% da frota já conta com esses sistemas que possibilitam o uso de diferentes formas de mídia, além de acessos a sistemas operacionais como CarPlay (Apple/iPhone) ou Android Auto. Para se ter uma ideia desse avanço, apenas 12% dos veículos contavam com esse tipo de sistema multimídia em 2016 e 15% em 2018.
“Provavelmente é seguro assumir que praticamente qualquer carro novo comprado no ano passado veio equipado com um desses sistemas, então é por isso que o aumento este ano”, afirma John Rosso, Presidente de Desenvolvimento de Mercado da Triton Digital, durante a apresentação do The Infinite Dial 2021, ocorrida na quinta-feira (11) passada.
O The Infinite Dial 2021 também revelou que 50% do público pesquisado que dirigiu ou estava como carona em um veículo em 2021 consumiu áudio on-line através de seu smartphone, conectado ao sistema do carro via bluetooth ou sistemas operacionais como Apple CarPlay e Android Auto.
Mais dois dados importantes revelados pelo The Infinite Dial 2021 sobre o consumo de mídia nos veículos: o sistema Apple CarPlay representa 10% do uso de mídias originadas nos celulares e o Android Auto fica com 8%.
O levantamento feito pela Edison Research em conjunto com a Triton Digital também apontaram outros dados importantes de interesse do rádio. Lembrando que eles são relacionados ao mercado dos Estados Unidos.
> 62% da população consomem áudio on-line semanalmente. Isso representa 176 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
> Já a média no tempo de consumo de áudio on-line está em 16 horas e 14 minutos (2021). Na média, há um crescimento nos últimos 10 anos (era de 9h17 em 2011).
> Mensalmente, 86% do público entre 12 e 34 anos consomem áudio on-line. O consumo é de 72% na faixa entre 35 e 54 anos e 46% entre o público com 55 anos ou mais.
> Ainda em relação ao audio on-line, 72% da população norte-americana conhecem o iHeartRadio, plataforma do maior grupo de rádios dos EUA. Radio.com, que estreou há menos de 5 anos e é da Entercom, já conta com 16%.
> 33% dos norte-americanos contam com pelo menos uma smart speaker, ou seja, 94 milhões de pessoas. E o número de dispositivos por residência é crescente.
> 88% dos norte-americanos contam com um smartphone (250 milhões de pessoas). Em 2015 esse volume era de 71%.
> 57% dos norte-americanos consumiram podcasts em 2021. Esse volume significa um universo de 162 milhões de pessoas, o que torna essa plataforma de áudio como algo já considerado ‘mainstream’. Vale lembrar que essa mídia conta com forte participação de estações de rádio.
O The Infinite Dial 2021 pesquisou 1.507 pessoas com mais de 12 anos nos Estados Unidos, usando técnicas aleatórias de discagem de dígitos em telefones celulares e telefones fixos.