SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
12/03/2021

5 dicas para melhorar o engajamento dos ouvintes

5 dicas para melhorar o engajamento dos ouvintes
12/03/2021

O engajamento dos ouvintes é fundamental para o sucesso da rádio. Afinal, quando o ouvinte se identifica com a programação, ele se sente parte da rádio e tem suas expectativas atendidas. Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração para melhorar a interatividade dos ouvintes e esse engajamento pode ser feito por aplicativos, redes sociais, telefone ou site da rádio. Confira, no artigo de hoje, cinco dicas para melhorar o engajamento dos ouvintes. Acompanhe:

1. Conheça sua audiência

O perfil dos ouvintes varia de acordo com o horário e o dia da semana, por isso a programação deve estar de acordo com os ouvintes de cada horário. Também é importante traçar a persona, um exemplo de pessoa, que está escutando cada programa. É alguém que está indo de casa para o trabalho e quer se informar, alguém que está estudando e quer uma música para relaxar? Definir a persona é essencial para criar um conteúdo que promova engajamento.

2. Crie ações personalizadas para cada canal

É possível melhorar a interação com a audiência com base em mensagens. Durante o programa, você pode separar um tempo para ler as mensagens dos ouvintes. Isso pode ser feito através de perguntas aos ouvintes. E as perguntas serão respondidas através do aplicativo da rádio. Alguns exemplos dessas perguntas são para datas especiais como: “Qual a melhor forma de comemorar o dia do amigo?” ou “O que você quer ganhar de Natal?”

Ou também, em dias em que não há comemorações especiais, as perguntas para a audiência podem ser variadas, desde “quais são as três palavras que definem o seu dia” até “agradeça a uma pessoa especial”.

A ideia primordial de ler as mensagens dos ouvintes é abrir esse canal de comunicação. Assim, os ouvintes aprendem a mandar mensagens para a rádio e você poderá receber mensagens elogiando a programação ou até mesmo fazendo alguma crítica.

3. Pelas Redes Sociais

Para aumentar a interação com os ouvintes através das redes sociais, como o Facebook, é necessário que a página da rádio seja atualizada com bastante frequência. Uma ótima maneira de aumentar a comunicação pelo Facebook é criar conteúdo que estimulem o compartilhamento  por parte dos ouvintes, por exemplo, uma notícia ou um vídeo estendido de alguma entrevista que foi ao ar. Essas ações devem ter uma frequência definida, por exemplo, duas vezes por dia. Dessa forma, os ouvintes criam o hábito de compartilhar e acompanhar as postagens da página.

E se lembre, o ideal é que o conteúdo não fique inteiro dentro das redes sociais, apenas uma chamada e no caso de notícia, o primeiro parágrafo, por exemplo, com um link que leve diretamente ao site. Isso gera acessos no site da emissora, que pode levar o ouvinte a ler outros conteúdos e permanecer no seu site.

4. Através do Telefone

Há várias maneiras de engajar o público pelo telefone. Uma delas é fazer sorteios em que o primeiro que ligar ganha o prêmio. Outra maneira é fazer uma brincadeira de perguntas e respostas com o ouvinte, se ele acertar três perguntas poderá pedir a sua música.

5. Pelo Site

Uma das maneiras de criar uma promoção através do site da rádio é ter uma página de pedidos de música. Para completar o pedido de música, deve haver um formulário no qual o ouvinte preenche informações sobre ele. Dessa forma, fica mais fácil conhecer o perfil do seu ouvinte e ele ainda pode dedicar uma música especial para quem quiser.

Engajar o ouvinte é de extrema importância para o sucesso das rádios. Quando os ouvintes participam e pedem por músicas e prêmios, a popularidade da sua rádio aumenta. Ter interação com a maior quantidade de ouvintes pelo canal de preferência deles é a melhor maneira de ter uma boa comunicação com o seu público.

Fonte: Cadena Sistemas

Artigo anteriorAnatel orienta cadastramento de estações profissionais na banda C estendidaPróximo artigo Como usar eventos especiais e datas comemorativas para melhorar a audiência?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp