Você provavelmente já ouviu falar sobre email marketing para rádios, não é? Toda empresa que busca evoluir e fidelizar ainda mais seu público passa por uma fase natural que é a de validação de possíveis estratégias. Uma que sempre bate à porta é a de envio de e-mails. Afinal, ainda é efetivo esse tipo de ação?
Por lidar diariamente com um canal de comunicação direto com a audiência, muitos profissionais que trabalham em emissoras acabam tendo dúvidas sobre outras estratégias de relacionamento, como o email marketing para rádios. Essa descrença é reforçada quando vemos tantos mecanismos de contato com o público surgindo diariamente.
Muitos veem o e-mail como invasivo ou até mesmo algo que facilmente será ignorado. Isso ocorre porque ainda existem profissionais ou empresas que não utilizam o email marketing de forma efetiva, inteligente e com clareza sobre qual público estarão atingindo. E quando falamos clareza, é, literalmente, saber quem estará do outro lado, qual o melhor horário para envio do e-mail e como construir sua mensagem de forma contundente.
Por isso, queremos, neste artigo, desmistificar alguns pontos sobre o email marketing para rádio e te mostrar por onde começar. Vamos lá?
E-mail Não Morreu!
Antes de mencionar algumas estratégias que você pode adotar na sua rádio e quais ferramentas vale a pena ficar de olho, nós precisamos reforçar um dos pontos mais importantes: o e-mail não morreu!
Segundo o HubSpot State of Marketing, email marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Sabe o motivo por trás disso? O seu grande alcance! Existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Estima-se que 92% das pessoas usam esse recurso, 61% delas diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas. (Fonte: Mediapost)
Quando falamos no alcance do email marketing, é impossível não compararmos a um post em uma rede social. Cada vez mais, é perceptível como os algoritmos interferem na entrega de determinadas publicações para seu usuário. Muitas vezes, você não consegue nem mensurar quem recebeu seu post e se, de fato, aquilo foi útil para seu público. Com email marketing isso é bem diferente. Você tem previsibilidade. Ao criar uma ação por email, você poderá segmentar para quem você quer enviar. Se você selecionar 100 endereços de email para enviar uma mensagem, você poderá acompanhar desde o recebimento até a abertura e cliques.
Isso tudo torna o email marketing um dos mecanismos mais eficazes de criar relacionamento com leads e clientes, reforçando a marca e também impulsionando usuários para outros canais da empresa (redes sociais, blog, site) ou até mesmo dos seus anunciantes.
No meio do rádio, o email marketing é uma ferramenta que possibilita construir ainda mais a presença da emissora na rotina dos seus ouvintes, engajando-os e oferecendo conteúdos que sejam relevantes. Com baixo investimento e alto retorno, o email marketing vira um espaço para venda de anúncios ou fortalecimento de ações promocionais.
Email Marketing Para Rádios: como criar banco de dados de ouvintes?
O primeiro passo para você criar ativações de email marketing para rádios é ter uma base de contatos. Calma, isso não é tão complicado quanto parece, mas sabemos que muitas emissoras não possuem essa base.
A forma mais efetiva de construir essa base é capturar informações sobre seus ouvintes nas diversas ações que você realiza. Sejam elas promocionais ou até mesmo as de pedido de músicas para sua programação. Para isso, a emissora precisa ter em mente que o processo de participação precisa ser simples, rápido, omni-channel/multiplataforma (para se relacionar com sua audiência onde ela estiver) e ter ouvintes únicos cadastrados, assim, falando com pessoas reais e com dados confiáveis.
Os ouvintes estão dispostos a fornecer alguns dados em troca da chance de ganhar um determinado prêmio. Mas não podemos abusar. Lembrar de login e senha, preencher toda vez os mesmos dados ou formulários extensos, tudo isso pode desencorajar as participações e espantar o ouvinte.
Com o Cadena Online, você pode construir essa base de forma instantânea, facilitada e automatizada. O sistema gera links (landing pages) em que você poderá divulgar todas suas ações promocionais (sorteios, concursos culturais, cupons de descontos, prêmios, etc.). Nessas ações, constará um rápido formulário que irá capturar informações dos seus ouvintes, para que cada um tenha um único cadastro independente do meio que participar. Tudo isso é armazenado em nuvem e ficará disponível para você usar nos seus disparos de email marketing para rádio.
Além disso, a ferramenta da Cadena memoriza esse histórico de cadastros e seu ouvinte não precisará preencher sempre que for participar de alguma promoção. Ou seja, basta que digite seu celular e, automaticamente, o Cadena Online irá puxar todos os seus dados, independente do meio que estiver participando (Facebook, WhatsApp, Instagram, Telefone, Aplicativo, Site). Tudo isso pensando em tornar esse processo o mais rápido e prático possível, ao mesmo tempo que garante uma base confiável, sem cadastros duplicados.
“Mas Cadena, a maior parte dos meus ouvintes me liga ou manda mensagem no WhatsApp!” Sabemos que em muitas cidades, ainda existe certa resistência com tecnologias ou transformação de hábitos. Por isso, não queremos que seu ouvinte se veja obrigado a mudar sua rotina de mandar mensagem pelo WhatsApp ou ligar para sua rádio.
O Cadena Online permite que seu locutor ou atendente cadastre manualmente as participações. A emissora pode, ainda, criar automações no WhatsApp através de aplicativos próprios e o ouvinte receberá o link para concluir sua participação na promoção de interesse. Assim, você passa a ter esse banco de dados online disponível para ações de email marketing.
Email marketing para rádios: qual ferramenta utilizar?
Depois que você já possuir seu banco de contatos inicial, chegou a hora de escolher a melhor ferramenta para seus email marketing para rádios. Hoje existem dezenas de sistemas disponíveis no mercado. Entretanto, destacam-se duas principais: RD Station e Mailchimp
RD Station
O RD Station é uma grande referência no mercado, todo em português e criado no Brasil, sendo uma solução da empresa Resultados Digitais. Conhecido por ser uma ferramenta “tudo em um”, além de gerenciador de email marketing, o RD Station também é solução de automação.
O RD Station possui bons recursos para construção dos emails, com diversos modelos prontos e de configuração acessível. Um dos pontos que mais atrai seus usuários é sua possibilidade de construir bases de leads super personalizadas conforme comportamentos ou histórico de ações. O RD Station possui relatórios bem completos, com diversas análises quantitativas e qualitativas sobre seu público.
Mailchimp:
Uma das plataformas mais populares do mundo no quesito email marketing, o Mailchimp se destaca por ser extremamente fácil. Tanto é que a marca ganhou fama, justamente, por ser intuitiva para iniciantes.
No Brasil, um dos pontos negativos está em o sistema não ser em português, o que acaba afastando pessoas que não sabem inglês. Apesar disso, o Mailchimp tem recursos reconhecidamente bons para envios de email, agendamento com base no horário de abertura mais frequente, além de contar, como o RD Station, com dezenas de modelos prontos.
Principal Diferença entre RD Station e Mailchimp:
A decisão por um dos dois sempre acaba esbarrando no preço. O Mailchimp possui um plano gratuito com a possibilidade de inserir até 2.000 contatos e realizar 12.000 envios ao mês. Já o RD Station não possui plano gratuito. O plano inicial é pago, até 1.000 contatos, mas com disparos ilimitados.
Ambas ferramentas possuem diferentes modelos de planos (com ferramentas a mais ou a menos), sendo todos escaláveis. Ou seja, valores que variam conforme a inserção de novos leads.
Email marketing para rádios: qual estratégia adotar?
Bom, agora que você compreendeu a fundo como construir sua base de contatos, onde gerenciar seus emails marketing, vamos para a parte prática. Existem vários tipos de email para incluir na sua estratégia. Talvez você costume receber emails promocionais, mas a divulgação de produtos não é o único conteúdo que você pode adotar.
Para emails marketing para rádios, sugerimos três formatos: newsletter, relacionamento com audiência e divulgação de promoções!
Newsletters:
As newsletters são um dos formatos mais tradicionais de email marketing. Para alguns especialistas, foi também o principal formato de 2020. Sua tradução literal significa “boletim de notícias”. Mas, calma. Sua rádio não precisa trabalhar com conteúdos jornalísticos para ter uma newsletter.
Uma newsletter para rádios pode ser construída com informações sobre a programação da emissora, podcasts, playlist montada com as músicas mais tocadas, lançamentos ou até mesmo informações de outros sites sobre determinado assunto ou cantores.
Uma alternativa eficaz para pensar esses conteúdos é criar temas específicos para as newsletters, como agenda do fim de semana ou até mesmo um assunto em alta na semana.
Ainda sobre assuntos, uma forma para definir esses temas é conhecendo seu público. Por meio de formulários inteligentes, você descobre os gostos e preferências da sua audiência. Assim, você consegue construir segmentações e newsletters muito mais efetivas.
Por exemplo: você sabe que seu público gosta de fazer e comer churrasco. A partir disso, você pode construir uma newsletter divulgando dicas de cortes de carnes; playlist para se ouvir preparando o churrasco; programa/podcast com nutricionistas e dicas de harmonização de bebidas com carnes; alguma notícia de famoso cozinhando e vender um espaço publicitário na newsletter para alguma churrascaria ou açougue.
Relacionamento com audiência
Uma das estratégias mais efetivas de email marketing para rádios é o uso da plataforma para relacionamento. As ativações mais comuns são as mensagens pessoais e personalizadas de aniversário ou de outras datas comemorativas para estreitar laços.
Entretanto, você pode ir além e ser ainda mais bem-sucedido. Uma estratégia que precisa chegar na sua rádio é a de resgate de ouvintes. Ou seja, quando você cria ações para estimular a participação da sua audiência, seja na sua programação ou nos seus anunciantes.
Por exemplo: digamos que você fez um sorteio de jantar numa churrascaria. Houve apenas um ganhador, mas mais de 500 participações. O que você faz com esses 499 contatos? Por que não enviar um e-mail agradecendo a participação e dando um desconto no jantar da churrascaria? Esse brinde pode ser o menor possível. O que contará é esse simples ato de mostrar que você se importa com seus ouvintes e se lembrou de cada um que participou na sua promoção.
Para o anunciante, isso representará a possível vinda de 499 clientes. O impacto será visível e sentido “na pele” a cada cliente que chegar na churrascaria e dizer que recebeu o e-mail com o desconto para o jantar. Legal, né?
Divulgação de Promoções e Eventos:
Esse é o formato mais comum e que você provavelmente já conhece. Como o foco está nas vendas, o email marketing para rádios com divulgação de promoções e eventos costuma apresentar pequenos anúncios, lançamentos ou um encadeamento de empresas parceiras. Geralmente, as mensagens são extremamente visuais, curtas e objetivas, chamando para que o ouvinte participe, compre ou consuma o que está sendo divulgado.
Como você pode perceber, quando uma emissora investe em email marketing, além de se aproximar ainda mais do público, poder divulgar sua programação e ações promocionais, ela acaba criando um novo espaço a ser vendido para seus anunciantes. Nossa dica é tornar isso o mais palpável possível. Ou seja, monte seu mídia kit destacando quais estratégias você adota e construa junto do seu anunciante ações que ele note retorno do investimento. Procure apresentar resultados mensuráveis, a curto, médio e longo prazo.
O email marketing para rádios deve ser visto como algo essencial e prioritário na sua emissora. Se você deseja fidelizar ainda mais sua audiência e anunciantes, não há tempo a perder. Construa agora sua base de contatos e aumente seu alcance e receita!
Fonte: Cadena Sistemas