Quem trabalha em rádios, sabe que um dos maiores desafios ao criar promoções para rádio ou captar anunciantes é convencê-los que terão resultados. Apesar da consciência de que o meio segue liderando audiências e sendo de maior credibilidade entre a população, as empresas querem mais. Do outro lado, nas emissoras, temos equipes comerciais buscando criatividade e inovação ao criar promoções para rádio. Afinal, os anunciantes buscam inovar e fidelizar através dessas ações, sempre visando alcançar e conquistar o maior número de clientes.
Criar promoções para rádio já é uma das ferramentas mais eficazes de gerar interação e se conectar com seus ouvintes. Falar em rádio é, automaticamente, contar uma história de ligação e proximidade com o público. É uma herança que vem dos nossos avós, pais e até mesmo irmãos mais velhos. Quem não se lembra da mãe ligando para uma emissora de rádio pedindo uma música ou até mesmo esperando para dar a resposta certa para uma pergunta?
A participação evoluiu e foi para o digital. Mas a sensação e o sentimento seguem o mesmo: seu público se sente pertencente e agente de transformação. Ele percebe, através dessas promoções para rádio, que a emissora ou empresas se importam com ele. Uma empresa que anuncia na rádio cria um elo muito maior com seu possível público. É quase que um consciente coletivo sobre sua existência e possibilidade de consumo.
Ao criar promoções para rádio, a equipe comercial precisa ter a certeza de que aquela empresa anunciante nunca mais será a mesma. Mais do que fazer a marca ser visível pelos ouvintes, anúncios em veículos de comunicação, automaticamente, impulsionam uma vontade de conhecer mais e consumir aqueles produtos ou serviços. Quem nunca se viu no meio de uma conversa e alguém comentou ter visto uma promoção na rádio de determinada marca? Ou estava navegando pelo site da rádio e sentiu uma vontade incontrolável de ir num restaurante, só pelo fato de ter uma promoção? Isso é um caminho potencial para a fidelização desses novos clientes.
Mas afinal, como criar promoções para rádio com valor? Como garantir que o máximo de pessoas sejam alcançadas? Qual a melhor frequência para as ações? Por onde começar? Respondemos essas e outras questões neste texto. Continue lendo:
Antes de criar promoções para rádio, conheça seu público
Um dos maiores desafios das emissoras de rádio é encarar seus ouvintes como clientes. E olha que estamos falando de consumidores extremamente exigentes e que, a qualquer momento, podem deixar de consumir sua rádio ou até mesmo as empresas que anunciam na mesma.
E como para qualquer empresa que lida com clientes, é essencial conhecê-los. E quando falamos conhecer, é conhecer MESMO! Saber onde moram; se a maior parte é homem ou mulher; faixa etária predominante; se possuem filhos; quais são seus hábitos de consumo; se possuem pet; se gostam de cozinhar em casa; qual gastronomia preferem, e por aí vai.
“Tá, mas por que conhecer seu público? ”. Simples: suas promoções poderão ser muito mais direcionadas e você saberá exatamente quais anunciantes procurar. Se você descobre, por exemplo, que 70% do seu público mora no bairro X, você, automaticamente, entende que deve procurar estabelecimentos naquela região, certo?
Fora tudo isso, você poderá pensar sua programação com muito mais qualidade e eficiência. Se você descobre que seu público costuma cozinhar para a família diariamente enquanto ouve rádio, você saberá exatamente em qual período inserir suas inserções comerciais e poderá criar um diálogo muito mais próximo entre locutor e ouvinte.
Frequência e Tipos das Promoções
Além de conhecer seu público, um bom planejamento ao criar promoções para rádio inclui qual a ocorrência dessas ações. Muitas emissoras trabalham com diferentes formatos e periodicidades, o que é ótimo. O problema está quando a rádio exclusiviza suas promoções em um único período ou formato.
Promoções Recorrentes:
São as ações mais comuns. Elas costumam ocorrer diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e, na maioria dos casos, possuem um mesmo prêmio. Entram nesse nicho aquelas ações para aniversariantes ou até mesmo aquelas de um sorteio por semana.
O ponto mais positivo de criar promoções recorrentes é a sensação de que a rádio está sempre presenteando seus ouvintes. É um trunfo na manga para estar ativo e atingir a audiência. Além disso, para o anunciante é uma lembrança e presença constante de marca.
Agora, o mais importante é não ter apenas essas promoções. O efeito contrário de ter somente ações recorrentes está na evasão de ouvintes. Ou seja, a audiência vai desistindo de participar das promoções pela sensação de que é sempre o mesmo prêmio. Outro ponto importante é a dificuldade de atrair novos participantes. Promoções recorrentes com um mesmo prêmio, na maioria das vezes, atraem menos do que as especiais ou pontuais. Uma forma de resolver isso é mudando o leque de sorteios recorrentes ou prêmios.
Aposte também em ter várias promoções recorrentes. Isso garante uma movimentação de participação, fidelização de público, previsibilidade para anunciantes e um espaço sempre aberto para engajamento de ouvintes. Com uma Central de Promoções, por exemplo, sua audiência sempre poderá visualizar todas as ações ativas, marcas envolvidas, prêmios e perceberá que a rádio está sim em constante processo de contato com quem está do outro lado.
Nossa dica: ao invés de sortear sempre uma pizza por semana, por exemplo, mantenha o mesmo anunciante, mas procure variar o prêmio. Numa semana ser uma pizza, na outra um combo, na seguinte uma pizza doce de graça e assim por diante.
Promoções Pontuais:
Essas ações, normalmente, envolvem prêmios maiores ou mais valiosos. Criar promoções pontuais para rádio acabam gerando um engajamento maior do público e sempre chamam atenção devido ao valor prêmio envolvido.
As ações pontuais acabam sendo um caminho interessante para as promoções recorrentes. Além disso, nas pontuais as emissoras acabam alcançando um público maior e mais diverso. Muitas vezes, com pessoas que não conheciam as ações ou não são habituais ouvintes.
Nossa dica: ao criar essas promoções pontuais, procure gerar algum tipo de interação boca a boca que faça com que o participante tenha mais chances de ganhar, caso compartilhe a ação. Outro tipo de oportunidade é pensar no concurso cultural. Você acaba conhecendo melhor seu público, possibilitando, inclusive, inserir suas histórias na programação da rádio.
Promoções Especiais:
Muito usadas em datas comemorativas. Criar promoções para rádio com foco em algum evento especial também possuem um grande valor de engajamento e reconhecimento dos ouvintes. Além disso, para o comercial, é uma oportunidade de criar um pacote de mídia mais valoroso. É nítido o resultado maior dessas ações, tanto para o aumento de lucro da emissora, como na vinda de público aos anunciantes. As ações promocionais especiais mais comuns são o aniversário da emissora, Dia dos Namorados, Natal e aniversários dos anunciantes.
Nossa dica: tente unir essas promoções especiais com a sua programação. Ou seja, solicitar que o ouvinte anote quantas vezes tocou determinada música ou cantor ou até mesmo alguma vinheta especial criada. Assim, você aumenta sua audiência ao longo do dia e mostra ao anunciante que está havendo uma maior presença de marca na emissora.
Criar promoções para rádio é, e sempre será, uma rotina das emissoras. Entretanto, é importante estar sempre aberto a evoluções e transformações necessárias para entregar ainda mais aos seus anunciantes. Tudo que trouxemos neste conteúdo pode parecer muito complexo ou difícil de se executar. Entretanto, é mais fácil do que você imagina.
Com o Cadena Online, as emissoras de rádio podem fazer gestão inteligente e automatizada de todo o processo de criação de promoções e ativação delas. Nossa plataforma permite construir diferentes formatos de ações, periodicidade, regras de participações, prazos, datas de sorteios, compartilhamento e aumento de chances de ganhar, entre outras funcionalidades. Além disso, toda promoção gera, instantaneamente, dados detalhados do seu público, possibilitando conhecê-los em profundidade e planejar ações mais assertivas.
Fonte: CadenaSistemas