Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Rádio (13 de fevereiro) uma foto em preto e branco mostra quatro crianças estudando com aulas transmitida pelo Rádio, devido ao isolamento social que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, devido a uma epidemia de paralisia infantil. De acordo com o portal G1, a foto é verdadeira e foi tirada em 13 de setembro de 1937.
Na foto consta uma legenda diz que os alunos passaram a ter aulas remotas em razão da poliomielite. “Crianças ouvindo aulas no rádio. Devido à epidemia de paralisia infantil em Chicago, a reabertura das escolas foi atrasada. Os alunos receberam um curso pré-estabelecido por meio das rádios, de acordo com um cronograma elaborado por vários diretores de escolas. Alguns dos alunos ouvindo a transmissão escolar: da esquerda para a direita, primeira fila: Patricia Smith e Jack Smith; fileira de trás: Chuck Murray e Jim Murray”.
Paralisia infantil ou poliomielite, de acordo com o glossário do Ministério da Saúde, é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. A única forma de prevenção é a vacinação. Diferentemente da pandemia do novo coronavírus, o que ocorreu em relação à poliomielite em Chicago foi uma epidemia.
Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. A do coronavírus foi declarada em 11 de março de 2020. Geralmente o termo pandemia indica que uma epidemia se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Epidemia define uma doença de aparecimento súbito em uma determinada zona geográfica e que atinge grande número de pessoas ou de animais.
O Rádio na pandemia do Coronavírus
Com a pandemia do coronavírus, o Rádio reafirmou sua importância durante as crises. Em dezembro, o Estadão publicou uma matéria em que ressalta a importância do Rádio neste período de pandemia do coronavírus. A publicação destacou a fuga de anunciantes do veículo no início da crise sanitária, porém, abordou o aumento na audiência e também a abertura de algumas rádios para ajudar empresas de pequeno porte a anunciar seus serviços. Na sequência, marcas perceberam como melhor utilizar o veículo.
Além disso, diversas cidades também adotaram o método de ensino via Rádio, se utilizando de rádio públicas e também de emissoras comerciais, que cederam espaços em suas programações para a transmissão das aulas.
Fonte: Tudorádio