SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
25/01/2021

Público de podcast é mais jovem e assíduo ao formato, segundo estudo Westwood One 2021 Audioscape

Público de podcast é mais jovem e assíduo ao formato, segundo estudo Westwood One 2021 Audioscape
25/01/2021

O recém-lançado Westwood One 2021 Audioscape analisa as tendências de consumo de podcast usando dados do relatório “Share of Ear” do terceiro trimestre de 2020 da Edison. Segundo o relatório, o público de podcast costuma ser mais jovem e assíduo ao formato. A ferramenta tem crescido em uso e interesse do mercado, sendo uma realidade no planejamento de várias emissoras de rádio em todo o planeta.

Conforme destaca o relatório da Westwood One, o áudio é uma grande parte da vida dos norte-americanos. Enquanto o rádio AM/FM domina o cenário de áudio com alcance em massa e tempo significativo gasto, o podcasting é uma área que tem experimentado um crescimento significativo de adoção. De acordo com o estudo Audioscape, o público de podcast é mais jovem e assíduo ao formato. O relatório é referente ao terceiro trimestre de 2020 da Edison e analisa as tendências de consumo de podcast.

 

Se uma pessoa responde que consome podcast, a plataforma de áudio passa a ser a preferida por esse público

Algumas constatações feitas pelo estudo Westwood One 2021 Audioscape em relação a consumo apontam que entre aqueles que ouvem podcasts, o podcasting tem a maior parcela do tempo gasto com áudio (30%), seguido pelo rádio AM/FM (22%), apontando que os comportamentos de complementam e possuem o áudio como algo de preferência.

O consumidor médio nos Estados Unidos gasta três horas e quarenta e dois minutos por dia com todas as formas de áudio, sendo que os ouvintes de podcast passam surpreendentes + 41% mais tempo com áudio.

Também o fator idade foi levado em conta e, de acordo com o relatório, a idade média da audiência do podcast é de 34 anos, mais jovem do que outras mídias. Desde o terceiro trimestre de 2018, a idade média dos ouvintes de podcast oscilou continuamente em torno dos 30 anos. A idade média atual dos ouvintes de podcast é 13 anos mais jovem do que o rádio AM/FM e duas décadas mais jovem do que o público das redes de televisão.

 

Média de idade dos públicos usuários de cada plataforma. O ouvinte de podcast é mais jovem

As principais conclusões que o estudo aponta são as seguintes: “os ouvintes de podcast adoram áudio e querem mais; se você ouve podcasts, eles são sua plataforma de áudio número um; a idade média da audiência do podcast é de 34 anos, mais jovem do que outras mídias; o tempo gasto com palavras faladas no podcasting está aumentando e que a maioria das audições de podcast ocorre em casa durante o dia”, destaca o levantamento.

Fonte: Tudorádio

Artigo anteriorAssociações apoiam decisão do Ministério das Comunicações para inclusão de rádio FM no celularPróximo artigo Chip FM: fortalecimento do rádio livre, gratuito e democrático

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp