SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
14/09/2020

Pesquisa do Cenp-Meios registra retração de 30% no investimento em mídia no primeiro semestre

Pesquisa do Cenp-Meios registra retração de 30% no investimento em mídia no primeiro semestre
14/09/2020

O Cenp-Meios, que monitora junto às maiores agência de publicidade do País e realizado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), registrou que R$ 5,7 bilhões em compra de mídia no primeiro semestre de 2020, montante que passou pelas 213 agências certificadas que enviaram dados consolidados no período. De acordo com o levantamento, o resultado é 30% menor que o aferido no primeiro semestre de 2019, quando 218 agências reportaram suas informações, sem considerar a inflação do período. O Rádio foi um dos meios que tiveram a menor retração nos investimentos.

De acordo com as informações do Cenp, os valores somados pelo Cenp-Meios não representam o total do bolo publicitário brasileiro, pois incluem a movimentação financeira destinada à veiculação de publicidade que passa pelas agências certificadas pelo Cenp e participantes do projeto. O reflexo do avanço global da Covid-19 foi sentido inicialmente na divulgação do Cenp-Meios relativa ao primeiro trimestre.

Desde o início do ano, houve a diminuição na exposição dos anunciantes na mídia brasileira. Isso foi registrado pelos números que mostraram queda de 22,3% no período de janeiro a março na compra de mídia que passou pelas 209 agências monitoradas, na comparação com o mesmo período de 2019, quando 214 empresas enviaram informações ao levantamento.

O Cenp ainda ressalta que essa pequena diminuição de cinco agências na base das que remeteram seus dados ao Cenp-Meios não é relevante para influenciar no valor total, que caiu de R$ 3,8 bilhões para R$ 2,9 bilhões, entre janeiro e março, confirmando a queda no investimento. Entretanto, a crise se agravou no segundo trimestre, quando a retração foi de 37%, na comparação dos R$ 2,8 bilhões somados de abril a junho de 2020, com os R$ 4,4 bilhões do segundo trimestre de 2019.

Meio Rádio registrou queda de 28%

Os meios monitorados apresentaram quedas nas comparações dos primeiros seis meses de 2019 com os de 2020. Com boa parte das salas de exibição fechadas, o Cinema perdeu 64%. Os comportamentos nos demais meios foram: Revista (-48%), Jornal (-46%), TV por assinatura (-42%), OOH (-39%), TV aberta (-29%), Rádio (-28%) e Internet (-23%).

 

Fonte: Tudorádio

Artigo anteriorMinicom publica regimento interno e nomeações dos cargos estratégicosPróximo artigo QUEM FICA PARADO É POSTE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp