SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
13/07/2020

A criatividade e força está na identidade das marcas

A criatividade e força está na identidade das marcas
13/07/2020

A publicidade está em constante evolução e isso não é uma novidade. Ser relevante e se destacar pode ser uma missão difícil, por isso seja criativo!

Os últimos anos obrigaram a área de publicidade a uma reinvenção constante. Em ponto de ebulição, esse processo não dá mostras de que vai acabar tão cedo. Diariamente somos atropelados pelo novo, e, neste cenário, precisamos redefinir o próprio papel da publicidade e da criatividade (do publicitário).

Tudo isso, em grande parte, porque as mídias sociais subverteram como nunca os processos de comunicação. Em nossas timelines, a vida real pulsa 24 horas por dia: o vídeo do cachorrinho do amigo, do bebê do primo, dos alunos da amiga, das gracinhas do sobrinho. Como as equipes de publicitários podem criar peças capazes de competir com esses conteúdos, que são bem mais importantes?

Para manter a relevância, só resta um caminho: contar boas histórias. Mais do que o recursos de criação sofisticados, esse público que diariamente interage nas redes e se delicia com conteúdos caseiros espera ser surpreendido por marcas e pessoas que efetivamente tenham algo a dizer.

Cabe aos publicitários, então, o doloroso exercício de se livrar do ego e deixá-lo ali, de lado, totalmente esquecido. Pois, nos dias atuais, o cerne da criatividade está na identidade das marcas, e não no brilhantismo de sua comunicação. O conteúdo, ainda bem, tomou o lugar da forma. O público se aproxima das marcas pelo que elas dizem, e não pela maneira como isso é feito.

Mais do que arroubos criativos, as marcas precisam captar o zeitgeist, entender como e quando desejam ou não se posicionar – sim, nesses tempos de tanto ruído o silêncio pode ter um valor imensurável. Precisam, em resumo, investir tempo, recursos e energia para construir uma identidade e manter um speech coerente, impactante, relevante.

As marcas e profissionais que atingem esse objetivo conseguem uma comunicação mais aprofundada, com mais pertinência. Dá trabalho, mas ajuda a afugentar um velho fantasma que volta e meia assombra criativos mundo afora: a mudança de algoritmo. Quando a marca está focada em estabelecer uma comunicação verdadeiramente relevante, não é qualquer mudança de algoritmo, por mais radical que seja, que consegue passá-la para trás. A criatividade está na identidade –  e a força da marca também.

Por Matheus Miguel

Fonte: ADnews

Artigo anteriorPortal tudoradio.com apoia webinar especial de 45 anos da AERP. Programação terá nomes nacionais do rádioPróximo artigo Webinar ACAERT – WhatsApp como ferramenta de relacionamento e vendas para as emissoras

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp