Diferente do que ocorre no Brasil, o rádio dos Estados Unidos é mais dependente das escutas feitas fora de casa, ou seja, precisa da circulação de pessoas, seja para os deslocamentos até o trabalho, estudos, compras ou lazer. Com uma quarentena mais restritiva a partir de abril, o volume de escutas das estações caíram na comparação com março, mas não de forma significativa. Já em maio o meio começou a recuperar sua audiência, ampliando novamente em junho segundo a Nielsen. Mercado internacional fica atento ao “abre e fecha” imposto pela covid-19.
Os níveis de escutas em junho já estão bem próximos do que foi observado em março, antes do pico da pandemia. Ou seja, a audiência atual já representa 95% do valor registrado em março pela Nielsen. E, conforme as escutas são ampliadas, a parcela originada fora de casa cresce, assim como há uma normalização do ranking de audiência das estações nos principais mercados.
Porém, a queda observada em abril não foi o “fim do mundo”, longe disso. Segundo análises de diferentes portais especializados em mídia, como o rádio norte-americano se beneficia demais dos deslocamentos, a quarentena poderia ter um efeito mais significativo nas escutas de rádio. Porém, boa parte dessa audiência migrou para escutas dentro de casa, mantendo suas rotinas em relação às suas estações.
O comportamento da audiência de rádio nos Estados Unidos é importante para determinar uma série de tendências entre a população local. Conforme a parcela de audiência fora de casa é ampliada, é possível identificar uma gradativa retomada as atividades que foram impactadas pela covid-19. Porém as recuperações não são lineares entre os mercados, já que cada um foi atingido de uma forma diferente pela pandemia do novo coronavírus. O que também impacta na área comercial.
O abre e fecha. Mudanças de comportamento
O que é consenso entre os executivos de rádio, seja no Brasil ou lá fora, é a necessidade se analisar mês após mês, devido a dinâmica de “abre e fecha” das atividades, o que modifica a rotina da população e também da área comercial. Porém, alguns executivos da área comercial estimam que “o fundo do poço já pode ter passado”, em relação à retração comercial no Brasil.
Com um rádio mais forte nas residências, o mercado brasileiro experimentou uma considerável retenção da audiência de rádio no início da pandemia, com crescimento do meio nas plataformas digitais. Depois, o alcance das estações foi ampliado em vários mercados, assim como o tempo médio de escutas.
Apenas alguns projetos específicos de algumas FMs foram impactados negativamente com o isolamento, sendo aqueles que dependiam mais de deslocamentos dos ouvintes. Mas a situação de escutas também parece se normalizar no decorrer da pandemia.
Fonte: Tudorádio