Um relatório da MightyHyve apontou queda no valor pago pelos anunciantes por peças de mídias digitais durante a pandemia da Covid-19. Enquanto isso, o aumento da audiência segue sendo observada. De acordo com o estudo da agência de marketing programático da S4 Capital, os veículos jornalísticos foram os mais afetados.
O relatório da MightyHyve levou em conta os dados de março deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números levantados mostraram que houve uma queda de 52% no valor pago pelo espaço de mídia em publishers de seu inventário na categoria Notícias. Os veículos jornalísticos figuraram entre os mais afetados, seguidos por “saúde”, portais e e-mails.
De acordo com a empresa, a diminuição possui duas explicações, sendo relacionada a baixa na demanda devido a pandemia do novo coronavírus e também a redução do investimento em mídia por conta da crise econômica. “Temos exemplos de publishers como o UOL que anunciaram publicamente um pico histórico da audiência. Esse aumento fez crescer também a oferta de espaços publicitários. Com baixa demanda e alta oferta, os preços caíram”, afirma Bruno Rebouças, managing director da empresa no Brasil e Argentina.
O assunto referente a publicidade em veículos de comunicação também foi tema do “Coronavirus Adspend Report- Buy Side”, relatório divulgado recentemente pelo IAB, principal entidade do mercado publicitário digital. De acordo com os dados levantados, o período atual tende a ser o de maior retração, cenário que é observado tanto em campanhas no digital quanto no offline. Enquanto isso o consumo e a credibilidade de meios como o rádio seguem fortalecidos perante o público.
Fonte: Meio & Mensagem